01/02/04 |

Unicamp e Embrapa realizam Dia de Campo sobre plantas medicinais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Para divulgar a cadeia produtiva de plantas medicinais e mostrar aos produtores as técnicas utilizadas em seu cultivo e colheita, serão realizados no estado de São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, três dias de campo sobre "Cultivo e Colheita de Plantas Medicinais". Os eventos estão sendo promovidos pelo Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), através do Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), com a colaboração da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

O mercado de plantas medicinais, aromáticas e condimentais vem crescendo 10% ao ano, conforme informou Ana Paula Vaz, pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia e uma das instrutoras dos dias de campo. Para incentivar a ampliação deste mercado através da adesão de pequenos produtores ao cultivo de plantas medicinais a Unicamp vem desenvolvendo pesquisas quanto ao melhoramento de materiais existentes , bem como no aperfeiçoamento dos sistemas de plantio, cultivo e cuidados na colheita destas plantas e em parceria com a Embrapa vai trabalhar no sentido de difundir seus conhecimentos nesta cultura.

As quatro espécies de plantas medicinais demonstradas nos dias de campo Artemísia ana (artemísia); Mikania laevigata (guaco); Cordia curassavica (erva-baleeira) e Phyllanthus amarus (quebra-pedra), são resultado de genótipos melhorados. Estas espécies se destinam à manipulação farmacêutica que utiliza os princípios ativos e substâncias dessas ervas para produzir medicamentos.

Existe atualmente um senso comum em parte da população que reconhece alguns valores do passado que permitiam um padrão de qualidade de vida mais alto e as plantas medicinais fazem parte deste culto a um estilo de vida mais saudável, justificando o aumento da busca por produtos derivados das plantas medicinais, tanto no mercado interno quanto externo.

Os dias de campo acontecerão em São Carlos, na Embrapa Pecuária Sudeste no dia 17/02; em Altinópolis na Fazenda Cruzeiro do Sul, no dia 18/02 e em Jales na Embrapa Uva e Vinho no dia 19/02 e são dirigidos a produtores rurais com espírito inovador e interessados em conhecer culturas alternativas e economicamente interessantes, bem como a profissionais ligados à indústria farmacêutica.

O Dia de Campo é gratuito e a programação e forma de inscrição se encontram no site do Escritório de Negócios de Campinas www.campinas.snt.embrapa.br . Informações pelo telefone: (19) 3232-1955.

Vera Scholze Borges - RP 72462 Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Campinas Contatoss: (19) 3232-1955 - vera@campinas.snt.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/