01/02/04 |

Pesquisadores recebem prêmio Summa Phytopathologica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  O artigo científico "Controle alternativo da podridão radicular do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.)" de autoria de Pedro José Valarini, em colaboração com Itamar Soares de Melo, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP), unidade de pesquisa da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Roberto Vacarro Morsoletto, engenheiro agrônomo do CEPAR, Guaíra, SP, publicado na Revista Summa Phytopathologica, vol. 29, nº. 4, foi selecionado como o melhor trabalho entre os demais que compõem esse volume. O prêmio Summa Phytopathologica foi entregue ao pesquisador em 11 de fevereiro de 2004 no jantar de confraternização do XXVII Congresso Paulista de Fitopatologia, em Campinas, SP.

A proposta iniciada em 1994 era monitorar e avaliar o impacto ambiental das práticas agrícolas utilizadas na agricultura irrigada, com ênfase ao uso de agrotóxicos, sobre o meio biótico do solo no município de Guaíra, SP, considerado o maior polo de desenvolvimento de irrigação por pivô central do país e da América do Sul, com ao redor de10.000 hectares. O cultivo era intensivo, com três culturas por ano, sem deixar a terra descansar. Apesar de ser uma região com menos de 2% de declividade, essa prática associada ao uso indiscriminado de agroquímicos e máquinas pesadas, degradou muito o solo e aumentou a incidência de doenças em feijão e tomate irrigados no inverno, causadas por fitopatógenos de solo, explica o pesquisador. Entre elas, destacou-se a podridão radicular do feijoeiro causada por Rhizoctonia solani e Fusarium solani f sp solani que reduz significativamente a emergência e pode afetar a produção, principalmente em sistemas agrícolas irrigados, a ponto de limitar a exploração dessa leguminosa em face da acentuada diminuição da produtividade. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma tecnologia alternativa de controle da podridão do feijoeiro nessas áreas era fundamental, conta Pedro Valarini.

Considerando que a aplicação de microrganismos antagônicos e extratos de plantas via semente e/ou no solo associada a outras práticas agrícolas pode se constituir uma opção potencial para o controle de fitopatógenos residentes do solo e para restabelecer o equilíbrio biológico, bem como minimizar os problemas ambientais decorrentes do uso de agrotóxicos, o trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de microrganismos antagônicos associados a extrato de plantas no manejo integrado de patógenos de solo causadores de podridão radicular do feijoeiro.

Valarini explica que usou-se o Bacillus subtilis (0G) isolado de plantas sadias de feijoeiro da própria cultura de Guaíra. Os testes em laboratório foram eficientes para controlar a podridão radicular e outros patógenos importantes que atacam também o tomate, principais culturas do inverno, quando se manejam inadequadamente a irrigação e o preparo do solo, conta Itamar Soares de Melo, responsável por essa parte do trabalho. Esses patógenos produzem estruturas (esporos) de resistência, que sobrevivem por longo período no solo e dificultam o controle pelo uso de agrotóxicos.

Os pesquisadores usaram várias estratégias. Além do microrganismo (Bacillus subtilis) e extrato de capim limão (Cymbopogon citratus), testou-se o sistema de plantio convencional (PC) e o plantio direto (PD). A combinação do sistema de plantio direto com o tratamento do solo e da semente com Bacillus é uma alternativa de controle da podridão radicular do feijoeiro que traz benefícios econômicos e, principalmente ambientais, pela redução do uso de agrotóxicos, concluem os pesquisadores. Mais informações podem ser encontradas na Revista Summa Phytopathologica, Botucatu, SP, 29(4):334-339, 2003 ou com os próprios autores.

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/