01/02/04 |

Prêmio Nobel visita Embrapa Cerrados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Estou convencido que o mundo poderia produzir o alimento necessário para a população com a tecnologia disponível", declarou Norman Borlaug, prêmio Nobel da Paz de 1970, em palestra proferida na Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) sobre a "Importância da pesquisa para o desenvolvimento agropecuário", nesta quarta-feira, dia 11, onde foi recebido pelo diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gustavo Kauark Chianca e pelo chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira.

Norman Borlaug falou que gostaria que a Embrapa passasse a experiência para os países da África, que possuem clima e solos semelhantes ao do Brasil, ajudando-os a aumentar a produção de alimentos e combater a fome. Finalizou a palestra dizendo que "não podemos cultivar a paz com estômago vazio".

Com o diretor-presidente da Embrapa Clayton Campanhola, Norman tratou principalmente da importância da tecnologia na produção agrícola e a necessidade do intercâmbio de informações e conhecimento entre os países. "Ele veio conhecer o plantio direto, que é uma prática de sucesso no Brasil e, principalmente ver de perto o sucesso que é a agricultura no cerrado e saber como nós conseguimos produzir num solo tão pobre", ressaltou Clayton.

Marca de otimismo - Segundo o presidente da Fundação Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, pelos vários locais por onde tem passado, Norman deixa a marca do otimismo com a agricultura. Para um grupo de produtores em Goiás, ele disse para terem confiança na pesquisa e adotarem as melhores técnicas que se adaptam ao próprio investimento.

O americano Norman Borlaug, hoje com 89 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por ter ajudado o Paquistão, a Índia e outros países a melhorarem suas produções de alimentos, sendo considerado o "Pai da Revolução Verde", caracterizada pela utilização de cultivares com maior potencial produtivo. Borlaug participou também da fundação do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT), com sede no México.

Mais informações com Rose Azevedo (MTb 2978/DF) Contato: (61) 3880053 - rose@cpac.embrapa.br

Elizabete Antunes (MTb 744/DF) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contato: (61) 448-4284 - bete@sede.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Cerrados 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/