01/02/04 |

Casa da Embrapa é o espaço da tecnologia no Show Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tecnologias tradicionais e inovadoras de 20 das 40 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estarão presentes na "Casa da Embrapa", espaço construído especialmente pelo Show Rural Coopavel, evento que ocorre de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, PR.

A Vitrine de Tecnologias da Embrapa e da Emater-PR, no Show Rural Coopavel, vai trazer algumas das mais importantes tecnologias para o cultivo da soja. Destaques é a área destinada para demonstração de cultivo de soja orgânica. Em 3.500 m2 serão apresentadas quatro variedades especiais para uso alimentar, cultivadas em sistema orgânico.

Uma delas é a BRS 213, cultivar que tem sabor mais suave que as outras disponíveis no mercado. Nesta área, a Embrapa Soja (Londrina, PR) utilizou os conceitos da agricultura orgânica para conduzir a unidade de demonstração na Vitrine de Tecnologias. "Não usamos adubo químico, a capina foi manual e também não foi utilizado fungicida para controle de doenças. O objetivo da área é mostrar aos visitantes do Show Rural quais são as tecnologias adequadas para a condução de uma lavoura orgânica, como uso o Baculovírus, que faz o controle biológico da lagarta da soja", explica o pesquisador Lineu Domit.

A Embrapa demonstrará a sua coleção de cultivares de soja, girassol, milho, sorgo, milheto e feijão, desenvolvidas pela instituição para todo o Paraná, São Paulo e Santa Cantarina. Os destaques da Embrapa Soja são as novas cultivares (BRS 230, BRS 231, BRS 232 e BRS 233) com características de resistência aos nematóides de galha e cisto, problema sério à sojicultura.

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) demonstrará resultados de trabalhos de pesquisa, validação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento rural com participação, conservação ambiental e equidade social. O destaque são os trabalhos sobre conservação dos recursos naturais, tecnologias para as culturas da soja, trigo, milho, feijão, arroz, mandioca e algodão, que viabilizam soluções tecnológicas para a agricultura regional.

Diversas tecnologias, processos e manejos desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) podem ser apreciados, em publicações e em vídeos, no Show Rural Coopavel 2004, em Cascavel - PR. Destacam-se vários aspectos da produção intensiva de carne e de leite a pasto, como o pastejo rotacionado, adubação de pastagens, cuidados ambientais na atividade pecuária, manejo de pastagens, cruzamentos entre algumas raças, produção de leite em propriedades familiares, escolha de sementes adequadas, nutrição, alimentação para a época da seca (silagem de capim, silagem de milho, cana + uréia, silagem de cana, aveia, alfafa, irrigação de pastagens), entre outros.

Hortaliças - A Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) irá apresentar três variedades de tomate, uma de berinjela e o Irrigas, que é uma solução inovadora para controle da umidade do solo e pode ser utilizada em diversas culturas e sistemas de irrigação.

Informações sobre qualidade ambiental serão detalhados pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) que também vai demonstrar um bocal eletrostático para ser adaptado em pulverizadores motorizados costais. Testes realizados com tomate mostram que a tecnologia reduz em 19 vezes a dose aplicada, gerando economia para o produtor e diminuindo a poluição ambiental.

Também será demonstrado na Casa da Embrapa, o Sistema de Fossa Séptica Biodigestora, que inclui também o Clorador Embrapa desenvolvido para promover o saneamento básico na zona rural e a Fossa Biodigestora é um sistema simples e barato de tratar o esgoto na zona rural, criado pela Embrapa Instrumentação Agropecuária ( São Carlos, SP). Nesse sistema, a tubulação do vaso sanitário é desviada para caixas de amianto, nos quais os coliformes fecais são transformados em adubo orgânico, pelo processo de biodigestão.

A mesma Unidade também apresentará um sensor gustativo, batizado de Língua Eletrônica, para avaliar a qualidade e paladar de bebidas, entre elas, a água, o vinho, o leite e o café. O sensor permite com rapidez, precisão e simplicidade verificar a qualidade da água, a existência de contaminantes, pesticidas, e metais pesados, enquanto nas demais bebidas, a Língua Eletrônica diferencia sem dificuldade os padrões básicos de paladar, doce, salgado, azedo e amargo, em concentrações abaixo do limite de detecção do ser humano.

Animais - A Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora) apresentará a Vitrine de Tecnologias do Leite. A Vitrine é um espaço educativo que tem a finalidade de apresentar o funcionamento da cadeia produtiva do leite, começando no setor produtivo, passando pela indústria e chegando ao consumidor. Uma verdadeira indústria de processamento de leite será montada no parque de exposições. Os visitantes terão a chance de conhecer detalhes de um laticínio e acompanhar o processo de fabricação de derivados lácteos.

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) leva a Cascavel resultados de pesquisas em pecuária de corte, como: as vantagens da técnica do pastejo rotacionado, que pode ser utilizado como medida para diminuir a degradação da pastagem e aumentar sua longevidade; a suplementação alimentar, visando uma pecuária de ciclo curto (abate do animal até os 30 meses de idade), garantindo a competitividade no mercado da carne; e, a integração ovinocultura/bovinocultura, uma alternativa para complementar a renda, principalmente para o pequeno produtor rural.

A Unidade de Juiz de Fora também exporá no Show Rural variedades de forrageiras indicadas para diferentes sistemas de produção, adaptadas a diversas condições e resistentes a pragas, como o xaraés, último lançamento da empresa. O capim apresentou excelente desempenho no campo, bom crescimento em solos de média fertilidade, resistência moderada ao ataque da cigarrinha, boa digestibilidade, rápida rebrota após o pastejo e produção de boa quantidade de sementes (100 a 120 quilos por hectare/ano).

Com o objetivo de atender demandas de produtores e indústria de processamento de carne ovina, referente ao aumento da sua produção e produtividade, a Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS) está conduzindo projeto de pesquisa ao apresentar soluções para maior produção de cordeiros para o abate, estudando sobre a idade de abate, alternativas de alimentação animal e qualidade das carcaças para indústria.

As tecnologias sobre o assunto serão detalhadas no Show Rural Coopavel pela Embrapa Pecuária Sul que também vai apresentar a ovelha crioula lanada, que tem desempenhado um importante papel na manutenção do homem no campo, pois se adapta a diferentes condições de clima, solo e vegetação, inclusive em ambientes adversos para a criação de outros ovinos.

As vantagens dessa raça brasileira podem ser comprovadas por vários fatores, que o público paranaense poderá conferir no estande da Embrapa, durante a realização do Show Rural Coopavel.

Suínos e Aves - A Embrapa Suínos e Aves irá demonstrar o Embrapa MS60, nova versão do "suíno light", produzido em parceria com a Aurora. O novo reprodutor transfere para os seus filhos conversão alimentar próxima de 2,3 (consumo de 2,3 kg de ração para a produção de 1 kg de suíno vivo), rendimento de carne na carcaça superior a 60%, alto rendimento de pernil e lombo, inexistência do gene halotano e uma carne geneticamente livre de PSE (sigla para pálida, mole e exudativa, qualidades que não agradam à indústria).

A Embrapa também desenvolveu produtos importantes para dar suporte ao lugar de destaque que a avicultura brasileira desempenha no mundo. Entre os produtos desenvolvidos estão as linhagens coloniais. Outra tecnologia que será demonstrada é "O Sistema de Manejo e Tratamento de Dejetos Suínos", modelo capaz de maximizar o uso agrícola e controlar a poluição ambiental, já que reduz em até 98% a carga orgânica e em 99,9% os coliformes fecais.

Jornalistas: Jorge Reti, Joanir Silva, Rubens Neiva, Maria Cristina Tordin Cristiane Betemps, Gisele Rosso, Marcos Esteves Monalisa Leal Pereira e Lebna Landgraf Assesssoria de Comunicação Social da Embrapa

 

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/