01/02/04 |

Prioridades de pesquisa na Amazônia serão discutidas pela Embrapa e órgãos internacionais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Temas considerados prioritários para ações de pesquisa e desenvolvimento na região Amazônica serão discutidos entre os dias 09 e 13 de fevereiro em Manaus (AM) por pesquisadores das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizadas na região Norte do país e por especialistas do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), entidade instalada em Cali, Colômbia.

Compõem a pauta temas como o delineamento de diretrizes de pesquisa viáveis para a região envolvendo as Unidades da Embrapa da Amazônia e organismos internacionais, a definição de uma agenda integrada na temática e a avaliação de oportunidades para a obtenção de financiamento para a realização do programa final, que será elaborado após a reunião.

De acordo com um dos chefes-gerais das Unidades da Embrapa participantes, o pesquisador Newton de Lucena Costa (Embrapa Rondônia), discussões entre os especialistas irão delinear ações estratégicas de atuação da pesquisa na Amazônia. "Nosso foco está centrado em desenvolvimento para pequenos produtores, com atenção especial ao manejo florestal. Grupos específicos irão gerar um projeto final, que poderá receber incentivos de órgãos nacionais e internacionais", pondera Lucena.

Os temas foram assim classificados: fruticultura (englobando açaí, cupuaçu e banana), mandioca, manejo florestal, pecuária e plantio direto sobre a capoeira, que serão abordados por especialistas em cada área.

Trinta pesquisadores das seis Unidades da Embrapa localizadas na região Norte do país (Embrapa Roraima, Embrapa Rondônia, Embrapa Amapá, Embrapa Acre, Embrapa Amazônia Oriental - Belém - e Embrapa Amazônia Ocidental - Manaus) serão responsáveis pela articulação entre pesquisa e desenvolvimento sustentável.

A definição de estratégias para o desenvolvimento da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na região Amazônica, o fortalecimento de ações de pesquisa da empresa na região e a concessão de materiais genéticos entre as Unidades (propriedade intelectual) também serão estudados.

A reunião coincide com a instalação da Comissão Coordenadora do Programa Nacional de Floresta (Conaflor) realizada nessa quinta-feira, 05, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende estimular o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas em todo o país, promovendo o manejo sustentável da floresta.

Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo e-mail gfviana@cpafro.embrapa.br, pelo telefone (69) 225-9387 ou na Área de Comunicação e Negócios (ACN) da empresa em Porto Velho (RO): BR 364, km 5,5 (sentido Cuiabá).

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br

 

Tema: Ecossistema\Amazônia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/