01/02/04 |

Pesquisadores são homenageados na abertura do Seminário Técnico de Trigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  A dedicação no trabalho de melhoramento do trigo realizado pelos  pesquisadores Jorge Polysú e Norman Bourlag foi reconhecido nas homenagens prestadas durante a abertura do V Seminário Técnico do Trigo, que aconteceu esta noite, dias 03, no hotel Sumatra, em Londrina, PR. O evento, que acontece até quita-feira, dia 05, faz parte da XIX Reunião da Comissão Centro-Sul Brasileira de Trigo e X Reunião Brasileira de Pesquisa de Triticale, reunindo especialistas dos centros de pesquisa, indústria, cooperativas, fundações e empresas do setor graneleiro.

A primeira homenagem culminou com o lançamento de um livro que traz a história de Jorge Polysú, editado pela Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Polysú foi pioneiro no trabalho de melhoramento de trigo no Brasil. A cultivar Polyssú, cultivada em grande escala no Paraná na primeira metade do século XX, representa uma das bases genéticas mias importantes para a produção tritícola do país. Ainda hoje, poucas são as cultivares comerciais desenvolvidas no Brasil que não têm a Polyssú em sua genealogia", salienta o pesquisador Gilberto Cunha, da Embrapa Trigo. Jorge Polysú morreu em 1953, em Curitiba. Berenice Polysú Soares de Souza recebeu a placa em homenagem ao avó.    A estrela maior da noite foi o norte-americano Norman Bourlag. Aos 83 anos, Bourlag é reconhecido como 'Pai da Revolução Verde' devido ao seu trabalho no desenvolvimento de cultivares de trigo no México na década de 1960. Suas pesquisas resultaram em ensaios para adaptação da cultura de trigo em mais de 50 país do mundo. Em seu discurso, num português arranhado pelo espanhol, Bourlag falou sobre a satisfação  de ver o trigo combatendo a fome nos países subdesenvolvidos, como Índia e Paquistão, onde o a difusão de tecnologias ao alcance dos agricultores paquistaneses conseguiu aumentar em seis vezes a produção de grãos. "É importante acreditar nos sonhos, e espero que cada um de vocês invistam e acreditem na agricultura", finalizou Bourlag, aplaudido de pé pela seleta platéia.

O coordenador do evento, Luiz Alberto Campos, encerrou a cerimônia com um chavão do setor tritícola: "estas pessoas são responsáveis pelo pão nosso de cada dia". O V Seminário Técnico de Trigo segue nesta quarta-feira, dia 04, com os painéis: Avaliação da safra: produção e qualidade; Parâmetros da qualidade: visão da panificação; e Armazenagem e Comercialização: visão do setor produtivo e da indústria moageira. A programação inicia às 8h, com a entrevista coletiva de Norman Bourlag, no hall do hotel Sumatra.  

Joseani M. Antunes- MTb 9396/RS Embrapa Trigo Contatos: (54) 311.3444 - joseani@cnpt.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/