01/02/04 |

Embrapa Florestas tem novo Chefe-Geral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Moacir José Sales Medrado é o novo Chefe-geral da Embrapa Florestas, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Formado em Agronomia, com mestrado e doutorado em sistemas de produção, o novo Chefe-geral já trabalhou em Rondônia, onde atuou na extensão rural e ajudou a instalar a Unidade da Embrapa. Em 1992, veio transferido para a Embrapa Florestas, em Colombo/PR, onde trabalhou com sistemas agroflorestais. No final de 1999, assumiu a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade.

Fazem parte da equipe de trabalho da nova Chefia, como Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, o pesquisador Luciano Javier Montoya Vilcahuáman e como Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios o pesquisador Antônio Maciel Botelho Machado. O Chefe Adjunto de Administração ainda não está definido.

Como proposta de trabalho, o novo Chefe-geral deve se ater às questões do uso das tecnologias florestais e agroflorestais como forma de fortalecimento do agronegócio e das diferentes formas de agricultura familiar que ainda não estão incluídas no mesmo.  Segundo Medrado, "deve existir um equilíbrio entre o fortalecimento do agronegócio e a agricultura familiar, aliando inclusão social, desenvolvimento e reorganização do espaço rural", isso tudo em acordo com o Plano Plurianual de Ação do Governo Federal. Além disso, Medrado assume com o compromisso de realizar uma gerência participativa com enfoque na gestão de pessoas. "Este é um compromisso com o futuro da Unidade, com o governo e com a sociedade civil", completa.

O Chefe-Geral tem como atribuições gerir a Unidade como um todo, compreendendo planejamento, orientação, coordenação, acompanhamento e avaliação de suas atividades técnicas e administrativas, bem como o relacionamento e a integração da Unidade com outras Unidades da Embrapa e com outras organizações públicas e privadas. O cargo de Chefe-Geral é um cargo em comissão, com designação pelo prazo de dois anos, prorrogável por igual período.

Concorreram ao cargo quatro candidatos, que deveriam possuir, no mínimo, dez anos de experiência em atividades de ciência e tecnologia relacionadas, no caso da Embrapa Florestas, aos setores florestal e agroflorestal. Todo o processo de seleção foi coordenado por um Comitê de Avaliação de Perfil - CAP, formado por funcionários da Embrapa Florestas, representantes das comunidades científica e tecnológica, e entidades públicas e privadas. Após este processo, os nomes dos candidatos aprovados no processo foram encaminhados ao Diretor-Presidente da Embrapa, que procedeu com a escolha do Chefe-Geral da Embrapa Florestas.

A Embrapa Florestas - A Embrapa Florestas está localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba/PR, e está próxima dos maiores pólos econômicos florestais da América Latina. Além disto, sua sede está dentro da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária) e a 30 km da Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica).

Esta localização privilegiada permite que mantenha um excelente relacionamento com o setor produtivo madeireiro e que participe ativamente, desenvolvendo pesquisas e participando de discussões, do processo de conservação e restauração de florestas nativas.

A sua sede está localizada em uma propriedade de 305ha, com 12.000m2 de área construída. Nesta área são mantidos 40 hectares de experimentos florestais e áreas de demonstração, usados constantemente como laboratório vivo em programas de educação ambiental e transferência de tecnologia.

No entanto, é fora de sua sede que a Embrapa Florestas mantém a maior parte de sua experimentação científica. Em parceria com empresas florestais, prefeituras, universidades, organizações-governamentais, produtores rurais, instituições de pesquisa, entre outros, mantém uma extensa rede de agrossilvicultura, manejo silvicultural e melhoramento genético. Atualmente, a Embrapa Florestas conta com uma equipe de 168 pessoas, sendo 60 pesquisadores e 108 técnicos de apoio, das mais variadas áreas.

A Embrapa Florestas possui um papel importante para a melhoria da competitividade do setor florestal, na promoção do desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental, na diminuição dos desequilíbrios sociais e na melhoria de qualidade de vida da população brasileira.

Katia Pichelli - MTb 3594 PR Embrapa Florestas Contatos: (41) 666-1313 - katia@cnpf.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/