01/02/04 |

Ovinocultura desperta interesse do produtor no Show Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Embrapa Gado de Corte recomenda produção de ovinos como alternativa de renda e geração de emprego
A ovinocultura está chamando a atenção do produtor no Show Rural Coopavel. Além da curiosidade, as pessoas, principalmente os pequenos produtores rurais da região, demonstram interesse pela criação de ovinos.

A integração de bovinos e ovinos pode ser muito vantajosa. A diversificação da propriedade é uma boa alternativa para complementar a renda, principalmente para o pequeno produtor rural. Segundo o pesquisador Ademir Zimmer da Embrapa Gado de Corte,(Campo Grande, MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além da carne e do leite dos ovinos, o produtor pode utilizar os subprodutos, como o couro e a lã.

Com pouco investimento, a ovinocultura mostra-se uma atividade viável, uma alternativa de geração de emprego e renda. Mas para atender a demanda, maior que a oferta, torna-se necessária a adoção de tecnologias

Para o sucesso da atividade, deve-se levar em conta: adequação do animal ao ambiente, desempenho reprodutivo e precocidade sexual. O mercado é exigente e demanda carcaças e peles de animais jovens e de boa qualidade. A pele em boas condições pode promover uma agregação de até 30% no valor pago pelo animal pronto para o abate.

Importância econômica da pele ovina - O Brasil tem um mercado potencial para produtos de peles de pequenos ruminantes. A pele ovina tende a ocupar um nicho próprio em virtude da potencialidade para produtos específicos, com boa aceitação no mercado.

Por ser resistente e ter boa flexibilidade, apresenta boa cotação no mercado externo. No entanto, as peles chegam aos curtumes com muitos defeitos, que poderiam ser minimizados ou mesmo evitados se houvesse mudanças nos sistemas de exploração e o produtor investisse na qualificação de mão-de-obra, reduzisse a idade de abate, etc.

De acordo com o pesquisador da Unidade, Manuel Jacinto, não é dada a devida atenção à pele. "Seu valor pode representar um ganho complementar para o criador se corretamente retirada e conservada, originando um produto de qualidade", ressalta.

Os cuidados com o manejo do animal no campo e com a matéria-prima no abate, a esfola e a conservação são condições fundamentais para a garantia da qualidade do produto final.

Gisele Rosso (DRT 3091/PR) Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142 e 368-2023 - girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Ovinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/