01/02/04 |

Expo Fome Zero começa hoje

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

A Embrapa participa da maior vitrine de ações de responsabilidade social do Brasil com apresentação de alternativas tecnológicas e resultados contra a fome e a miséria

Primeiro evento de responsabilidade social realizado no país em 2004, a Expo Fome Zero, Brasil Socialmente Responsável, foi aberta oficialmente hoje terça-feira (10/02), às 10h, pelo presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Até o dia 12 de fevereiro, empresas, ONGs e entidades vão mostrar na Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o que estão fazendo para construir um país cada vez mais solidário. Segundo o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, "a Expo Fome Zero tem como objetivo principal ampliar o entendimento e a visibilidade do Programa Fome Zero, além de apresentar e integrar todos os esforços da iniciativa pública e privada e das organizações não-governamentais para facilitar o exercício da responsabilidade social, o que poderá refletir em geração de emprego, inclusão social e combate à pobreza".

Um dos pontos altos da abertura do evento, a "Apresentação de Resultados", em forma de desfile, contou com a participação de artistas e personalidades unidos a executivos das empresas expositoras. Eles vestiram camisas com mensagens que mostram, na frente, os resultados das ações sociais desenvolvidas em 2003 e, nas costas, a estimativa dos resultados para este ano. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresentou nas camisetas do desfile os resultados da pesquisa para tornar o feijão caupi mais resistente à seca e às doenças e mais nutritivo e produtivo. Hoje, as novas cultivares produzem 140.318 toneladas e geram 435.473 empregos, movimentando U$ 75 milhões ao ano.

Também foram destaque as minifábricas de beneficiamento de castanha de caju desenvolvidas pela Embrapa e que estão sendo utilizadas como instrumento para inserir pequenos produtores rurais do Nordeste no concorrido mercado de amêndoas. A tecnologia, que já existe em 120 minifábricas, está revolucionando a cadeia produtiva do agronegócio caju. As pequenas comunidades beneficiam suas próprias castanhas e ainda adquirem matéria-prima dos pomares vizinhos

Participam do evento 138 expositores, em área de 4.500 metros quadrados. São esperados mais de 6 mil visitantes na Expo Fome Zero, entre autoridades, empresários, imprensa e convidados. Eles vão poder acompanhar de perto algumas atrações culturais com uma programação que reúne apresentações teatrais, corais, dança e escola de samba, diretamente ligados à inclusão social, combate às drogas e à violência.

Jornalista: Flávia Bessa Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 448-4039 - flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/