01/02/04 |

Conferência Mundial discute melhoramento da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O melhoramento genético da soja será um dos temas na 7ª Conferência Mundial de Pesquisa de Soja (WSRC), tanto que serão destacadas as pesquisas realizadas nesta área, nos principais países produtores. Nos Estados Unidos o melhoramento genético tem focado suas atividades principalmente no aumento de produtividade e na sustentabilidade da produção. Os programas de melhoramento da Ásia possuem objetivos diferentes, visto que os asiáticos colhem a soja ainda verde. Preocupação unânime entre os pesquisadores do mundo é a ferrugem asiática da soja.

Um dos convidados a falar sobre o melhoramento genético da soja no Brasil será o pesquisador José Francisco Ferraz de Toledo, da Embrapa Soja (Londrina, PR). Toledo menciona que atualmente existem variedades com resistência à Cercospora sojina (mancha olho-de-rã), ao cancro da haste, ao nematóide de cisto, etc. Mas, agora, a atenção está voltada para o problema da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi)- "Tudo indica que vai ser uma doença um pouco mais complicada de se lidar geneticamente, mas já estamos obtendo uma série de informações que estão ajudando o programa de melhoramento para combate à doença". Toledo diz que provavelmente vai demorar alguns anos até se obter uma variedade resistente ao fungo. A Embrapa já estudou 430 genótipos aproximadamente.

Um genótipo é uma futura variedade, ou seja é uma planta com características que precisam ser conhecidas e avaliadas para se tornar uma cultivar. Destas analisadas, apenas 11 possuem alguma forma de resistência ao fungo da ferrugem. Por isso a necessidade de se realizar um relativamente longo trabalho de melhoramento genético até a criação de novas cultivares para utilização nas lavouras.

Além de resolver o problema da ferrugem, o país terá outros desafios pela frente para manter a competitividade como, por exemplo, reduzir os custos de produção e diminuir impacto ambiental provocado pelo cultivo da soja. Toledo afirma que o programa de melhoramento genético de soja da Embrapa também se preocupa com esses aspectos. O programa é muito dinâmico, e foi responsável por uma grande parcela do aumento de produtividade que o país obteve nos últimos anos, atingindo a média de 2.816 kg/ha na safra 2002/03 (dados da Conab).

A 7ª Conferência Mundial de Pesquisa de Soja (WSRC) faz parte do evento que congrega também a 4ª Conferência Internacional de Processamento e Utilização de Soja (ISPUC) e o 3º Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), e que será realizado em Foz do Iguaçú entre os dias 29 de fevereiro e 5 de março, sob organização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Jornalista: Vítor Ogawa (MTb 4656-PR) Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6061 - vitor@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/