01/02/04 |

Produção de leite é viável em propriedades familiares

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento exibe, no estande do Show Rural, uma maquete sobre o Projeto "Viabilidade da Produção Leiteira em Propriedades Familiares". Trata-se de uma parceria com pequenos produtores do Estado de São Paulo, que demonstrou a viabilidade técnica e econômica da pequena propriedade para a produção de leite.

O objetivo do projeto é gerar, promover e adaptar conhecimentos e tecnologias, visando o fortalecimento da agricultura sustentável. A Embrapa repassa tecnologias, manejos e procedimentos gerenciais e contábeis aos participantes.

As propriedades, que funcionam também como Unidades demonstrativas, possuem de 3,5 a 50 ha. São pequenos pecuaristas que estavam a ponto de abandonar a atividade e, hoje, estão numa situação confortável, com significativo aumento de produção e de renda, evitando o êxodo para a cidade.

O problema do produtor sem tecnificação não é só falta de renda, mas, principalmente, de informação, de conhecer alternativas, que na maior parte dos casos são simples e de baixo custo. Ao adotar tecnologias, manejo e bom gerenciamento, ele melhora a produção e, conseqüentemente, a renda.

Gisele Rosso - DRT 3091/PR Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142 e 368-2023 - girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/