01/02/04 |

Dia de Campo na TV mostra tecnologias de pós-colheita para a cafeicultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV desta semana, que vai ao ar dia 27 de fevereiro, sexta-feira, das 9h às 10 h da manhã (horário de Brasília), vai apresentar as Tecnologias de pós-colheita para a cafeicultura familiar.

A cafeicultura brasileira tem um elevado número de cafeicultores empresariais, com grandes lavouras, com acesso a informações, crédito e tecnologia avançada para atender toda a cadeia produtiva do café. Apesar disso, 60% das propriedades agrícolas do Brasil que trabalham com café têm área inferior a 20 hectares e cultivam lavouras com menos de 100 mil plantas.

Essas propriedades são administradas e manejadas em âmbito familiar. Ao contrário da cafeicultura empresarial, os pequenos produtores têm dificuldades de acesso a assistência técnica, crédito, informação e tecnologia de preparo.

Os pesquisadores do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D-Café), composto por várias instituições de pesquisa, entre elas a Embrapa, estão produzindo técnicas e equipamentos compatíveis com a capacidade de investimento desse grupo de cafeicultores.

No programa desta sexta-feira, os produtores vão conhecer os trabalhos nas áreas de colheita, seleção, preparo, secagem e armazenagem, próprios para a cafeicultura familiar, desenvolvidos pela UFV e pela Epamig – instituições integrantes do Consórcio.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações:

Sandra Zambudio (MTb 939/81/PA) Embrapa Café Fone: (61) 488-4551 E-mail: sandra.zambudio@embrapa.br

 

Juliana Miura (MTb 4563/DF) Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4590 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

 

Embrapa Informação Tecnológica

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/