01/02/04 |

Embrapa demonstra peças produzidas com algodão colorido no Show Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta no Show Rural Coopavel duas cultivares de algodão nas tonalidades marrom e verde, na Casa da Embrapa, no Show Rural Coopavel. Os visitantes podem visualizar como as cultivares BRS Verde e BRS 200 (marrom) se comportam no campo, a textura da fibra colorida e também várias roupas e artesanatos produzidos a partir delas.

A maioria das espécies silvestres de algodão possuem fibras naturalmente coloridas, porém elas não têm características para uso na indústria têxtil. Recentemente, a Embrapa fez cruzamentos do algodão nativo com cultivares comerciais, resultando nestas duas cultivares de excelente qualidade industrial.

No passado, os algodões coloridos eram considerados indesejáveis, visto que poderiam contaminar os de cor branca em cruzamentos naturais. No entanto, atualmente o algodão colorido tem cada vez mais atraído a atenção de nichos de mercados internacionais que buscam materiais ecologicamente produzidos (sem processos químicos de tingimento). No mercado interno, o algodão colorido é uma excelente opção para agricultura familiar, pois a fibra colorida naturalmente agrega valor ao produto final.

Lebna Landgraf (MTb 2903) Mais informações na Assessoria de Imprensa Telefones: (45) 227-4066 ou (43) 9994-2270 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Algodão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/