01/02/04 |

Emater-PR e Embrapa promovem palestras sobre ferrugem asiática da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As palestras sobre a ferrugem asiática da soja, promovidas na Vitrine de Tecnologias e na Casa da Embrapa, no Show Rural Coopavel 2004, evento que começou ontem, dia 9, em Cascavel (PR) e segue até o dia 13, chamou a atenção de vários grupos de produtores. Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e os técnicos da Emater-PR estarão atendendo os visitantes, no auditório da Casa da Embrapa, sempre às 13h30 e às 15 horas, durante a realizacao do evento.

A ferrugem asiática causou prejuízos de aproximadamente U$ 1 bilhao na safra passada. Nesta safra, o fungo causador da doença já foi identificado em praticamente todas as regiões produtoras de soja, mas ainda não foi possível avaliar se houve perdas significativas. A expectativa da pesquisa e da assistencia técnica e que o problema não cause sérios danos econômicos nesta safra, se houver monitoramento das lavouras. O monitoramento constante permite que o agricultor faça o controle da doenca com fungicidas, no momento certo.

Para monitorar é preciso reconhecer a doença que é facilmente confundida com outras, como o crestamento bacteriano, o mildio e a mancha parda ou septoria. O sintoma da ferrugem e visível na parte inferior da folha, que apresenta pontos salientes castanho-ferrugem. A visualização é facilitada com o auxílio de uma lupa de aumento. Essas e outras orientações estão sendo repassadas diariamente aos visitantes da Casa da Embrapa no Show Rural, sempre, às 13h30 e às 15 horas.

Lebna Landgraf (MTb 2903) Mais informações na Assessoria de Imprensa Telefones: (45) 227-4066 ou (43) 9994-2270 e-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/