01/02/04 |

Agronegócio da fruticultura recebe incentivos em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto "Plataforma Tecnológica da Fruticultura", de iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia (Seapes), será responsável pela capacitação de aproximadamente 600 produtores rurais no agronegócio da fruticultura até dezembro de 2004. Pesquisadores e técnicos da Embrapa Rondônia, Emater RO, Ceplac, Seapes, Sebrae RO (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia), Seplad (Secretaria de Estado do Planejamento, Coordenação Geral e Administração) e Incra estão ministrando cursos desde janeiro de 2003 em Rondônia. O projeto é financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), entidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Sebrae RO é responsável pela gestão dos recursos e as demais instituições agem como co-executoras. Temas como administração rural, aplicação de linhas de crédito, associativismo/cooperativismo, adubação orgânica, processamento, industrialização e comercialização de produtos agrícolas integram a grade de programação. A Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atua na capacitação dos produtores rurais com ênfase em colheita e pós-colheita de frutas, sendo que a Empresa já treinou 344 produtores de 11 municípios do Estado em 20 cursos realizados em 2003. Para 2004, estão previstos mais 58 treinamentos.

"Cuidados para evitar perdas na produção e dicas de conservação para que o produto chegue com qualidade na mesa do consumidor são alguns pontos abordados", diz o pesquisador da Embrapa Rondônia Adriano Stephan Nascente. Na próxima semana, nos dias 19 e 20, pesquisadores e técnicos visitam os municípios de Ministro Andreazza e Santa Luzia, cidades com economia essencialmente agrícola. As culturas mamão e goiaba serão abordadas por Adriano Nascente e pelo engenheiro agrônomo Websten Cesário da Silva, respectivamente. "Temos o objetivo de capacitar, aumentar a receita e tornar a atividade mais profissional", completa Nascente.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/