01/03/04 |

Produção Integrada de Melão será tema do Irriga Ceará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante a terceira edição do Irriga Ceará, encontro estadual de agricultura e pecuária, que este ano acontece de 23 a 25 de março, no Centro de Convenções de Fortaleza, a fruticultura terá destaque na programação técnica, com a realização do Agrofrutas. Durante o evento, pesquisadores, técnicos, empresários e produtores, vão discutir em palestras, seminários e painéis, os principais avanços na área e as mais recentes exigências dos mercados interno e externo. "A Produção Integrada de Melão" será o tema da palestra de abertura, que acontece no dia 23 (terça-feira), às 14h e será coordenada pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A cultura do melão é uma das 14 espécies frutíferas brasileiras que compõem o programa de Produção Integrada de Frutas (PIF), criado em 1998 pelo MAPA e coordenado por universidades, instituições estaduais de pesquisa e assistência técnica e centros de pesquisa da Embrapa. É um sistema de produção de frutas de alta qualidade, que prioriza princípios baseados na sustentabilidade e rastreabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para substiutição e insumos poluentes, utilizando instrumentos adequados de monitoramento. A Embrapa Agroindústria Tropical é responsável pela coordenação técnica da Produção Integrada de Melão e da Produção Integrada de Caju.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical que vai apresentar a palestra, José de Arimatéia Duarte de Freitas, "as transformações pelas quais passa o mercado mundial vêm forçando a criação de novas regras de comportamento de todos os setores produtivos que queiram se manter competitivos. E o setor agropecuário não foge à regra". A Europa, principal consumidora de frutos tropicais, já vem sinalizando com restrições à importação de produtos sem garantia de qualidade e sustentabilidade ambiental, ou que não possibilitem uma eficaz rastreabilidade. Para tanto, já criou um sistema próprio de certificação, o Eurep Gap, que envolve não só o processo produtivo em si, como também a responsabilidade social do produtor, verificando, inclusive, não-conformidades como a exploração de mão-de-obra infantil.

A Embrapa Agroindústria Tropical iniciou a implantação da Produção Integrada de Melão em janeiro de 2002. Um dos objetivos do programa é otimizar o uso de adubos e diminuir o uso de agrotóxicos, para melhorar a qualidade final do produto, preservando o meio ambiente e a saúde do trabalhador rural e do consumidor. No caso do melão, o programa já está permitindo uma redução de 20% no uso de insenticidas e acaricidas e de 10% no uso de fungicidas. A Produção Integrada de Melão já tem a adesão de quase 30 produtores do Ceará e do Rio Grande do Norte, que respondem por cerca de 96.000 toneladas do fruto, em 3.560 hectares de área plantada.

Teresa Barroso (DRT 812CE JP) Embrapa Agroindústria Tropical Contato: (85) 299-1907 E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/