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Motivação, o lado humano da qualidade

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Devido a necessidade da comunidade da Embrapa Meio Ambiente, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ter acesso às informações relativas ao Sistema da Qualidade, que está sendo implantado na Unidade, desde informações técnicas até atitudes motivacionais, a equipe responsável pela implantação da certificação ISO 9001-200 convidou Maria Lúcia Daniel Zullo, da empresa Consultoria e Desenvolvimento Integrado, mestre em qualidade pela Unicamp, para proferir a palestra "Motivação, o lado humano da qualidade", em 29 de março de 2004.

A palestra visou esclarecer o porque da mudança de comportamento das pessoas, porque as organizações estão interessadas no tema qualidade e como proceder para motivar os funcionários nesse sentido, além de analisar o valor da motivação e as conseqüências em sua vida – seja pessoal, afetiva ou profissional e a sua influência na Qualidade Total dentro da empresa.

Estas informações direcionadas ao cliente interno são de grande relevância na composição do Sistema como um todo. Além disso, esta necessidade foi verificada em pesquisa realizada com os empregados e este trabalho tem o objetivo de suprir esta carência, esclarece Melissa Sitton, funcionária responsável pelo Subcomitê de Treinamento do Sistema de Qualidade.

A motivação tem um papel central entre os processos que constituem um pré-requisito para a performance eficaz (comportamento desejado) de um indivíduo. Pode ser conceituada como o resultado da interação de metas pessoais, expressão da emoção e crenças pessoais. A motivação é, portanto, um processo existente dentro do indivíduo. Este processo motivacional pode ser acionado por pensamentos intrapsíquicos ou por emoções, mas também por sugestões externas oriundas do ambiente que cerca a pessoa.

A importância de conhecer a si próprio, competências, anseios, metas e sua relação com a qualidade das atividades que exerce e com aquelas que pode exercer foi uma das metas da palestra. Outro aspecto importante é o do ser humano se organizar para alcançar os próprios objetivos e saber conduzir todo o processo apesar das dificuldades que naturalmente permeiam este processo, explica Melissa. Quando o indivíduo se permite trabalhar este conjunto de aspectos, e ele é respeitado e estimulado pelos que o cercam, um processo motivacional acontece, conclui.

As pessoas que participaram podem transmitir esses "sentimentos" para os colegas através de mudanças em seus próprios comportamentos, da construção de mecanismos para alcançar suas metas pessoais, dentro e fora do ambiente de trabalho. Outra forma de passar esses "sentimentos" para os colegas é através de uma nova forma de olhar para ele, elogiando-o, estimulando-o, respeitando-o e permitindo que desempenhe suas competências em seu ambiente de trabalho.

O interesse de Maria Lúcia Daniel Zullo está voltado para o desenvolvimento das pessoas, de modo especial como estas atuam nas organizações e a melhoria de suas relações com o meio, visando à melhoria da qualidade de vida e dos resultados obtidos em todos os segmentos da vida. Seu telefone para contato é 19-3256-3874.

Jornalista Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 Correio eletrônico: cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
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