01/03/04 |

Embrapa apóia programa de fortalecimento de comunidades agroextrativistas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A coordenadoria de Agroextrativismo da Secretaria de Coordenação da Amazônia, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente – MMA, promoveu na última semana, em Belém (PA), a "Oficina de Formação de Agentes de Desenvolvimento Sustentável para Comunidades Agroextrativistas da Amazônia". O evento reuniu cerca de 150 participantes, dentre agricultores familiares extrativistas, pesquisadores de instituições públicas e universidades, extensionistas, professores de escolas agrícolas, representantes de organismos governamentais nos níveis municipal, estadual e federal e técnicos de ONGs.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, participou do evento com uma equipe de pesquisadores, representando as unidades instaladas na Amazônia Legal, tendo a frente o diretor executivo da região Norte, Herbert Cavalcante de Lima. Na oportunidade, ele reafirmou a disposição da Embrapa em apoiar o programa de fortalecimento do potencial das comunidades agroextrativistas da Amazônia.

No evento procurou-se identificar e trocar experiências sobre as atividades agroextrativistas no sistema de agricultura familiar, sob o enfoque do desenvolvimento rural sustentável. Segundo a pesquisadora Vânia Beatriz de Oliveira, representante da Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO) na Oficina, o evento constituiu-se em fecundo espaço de intercâmbio de experiências e conhecimentos, tanto nas suas plenárias quanto nos grupos de trabalho temáticos dos principais produtos de origem extrativista da região. Destacou ainda que ficou constatado uma separação no processo de geração e difusão de informação, que deverá ser trabalhado através do programa de formação de agentes de desenvolvimento sustentável.

A Embrapa Rondônia já vem desenvolvendo atividades junto a produtores agroextrativistas da comunidade Cujubim Grande, no município de Porto Velho, e espera, com o apoio das instituições parceiras (Emater, Sedam, Incra e as organizações de produtores do local) expandir essas atividades, através de um processo de comunicação para a transferência de tecnologias, de modo a favorecer a troca de informações entre produtores e técnicos e entre as comunidades extrativistas da quinta região do rio Madeira. Ao se cumprir este objetivo, na visão da pesquisadora, estará também colaborando para a intensificação das interações entre as experiências e o fortalecimento da capacidade de formulação de propostas de políticas públicas.

Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira Pesquisadora Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - vania@cpafro.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Amazônia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/