01/03/04 |

Agricultores familiares de Goiás recebem assistência para o cultivo de algodão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nos próximos dez dias a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento manterá um técnico especializado em tempo integral para orientar agricultores familiares do estado de Goiás no manejo da cultura do algodão.

O engenheiro agrônomo Sérgio Ricardo de Paula Pereira, da equipe da Área de Negócios para a Transferência de Tecnologia (ANT) da estatal com sede em Campina Grande (PB), já está na região acompanhando os agricultores de 12 municípios, entre os quais Araguapaz, Mundo Novo, São Miguel do Araguaia, Amaralina, Orizona e Piracanjuba.

A empresa implantou no ano passado 12 Unidades de Transferência e Demonstração (UTD's) que servirão de base no trabalho de assessoramento a agricultores que atuam nas áreas que compõe o projeto "Algodão na Agricultura Familiar de Goiás".

O projeto é fruto do convênio que a Embrapa Algodão (Campina Grande, PB) firmou em 2003 envolvendo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Goiás (Fetaeg), o Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão (Fialgo) a Agência Rural e o Sebrae/GO.

"Dessa vez vamos repassar orientações sobre controle de pragas, reguladores de crescimento e manejo da cotonicultura", detalha Sérgio Ricardo. Em cada um dos municípios foram instalados experimentos, a maioria em áreas de assentamento. "A idéia é capacitar os agricultores familiares e assentados rurais, para que possam competir no mercado", afirma Elias Borges, diretor da FETAEG.

"Com a adoção de novas técnicas, os agricultores familiares de Goiás podem ampliar significativamente a produtividade da cultura, principalmente nas condições do cerrado goiano", avalia José Mário Cavalcanti, responsável pelo setor de transferência de tecnologia da Embrapa na Paraíba.

Dalmo Oliveira - MTb PB 0598/PB Embrapa Algodão Contatos: (83) 315.4361 – dalmo@cnpa.embrapa.br Email alternativo: oparaiba@hotmail.com  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Algodão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/