01/03/04 |

Embrapa Tabuleiros Costeiros com novo chefe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A solenidade de posse do novo chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária , vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acontece nesta sexta-feira (02/04), na Associação dos Empregados da Embrapa de Sergipe - AEE/SE, às 16 horas. Estarão presentes o governador do Estado, João Alves Filho, o prefeito da capital, Marcelo Deda, o Diretor-Presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, autoridades, representantes de órgãos públicos e privados, chefes de outras unidades da Embrapa e a sociedade.

O novo chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o pesquisador Edmar Ramos Siqueira, 52 anos, é engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa, onde também fez mestrado em Ciências Florestais. Obteve o doutorado, na mesma especialização, na Universidade Federal do Paraná, em 1988. Desenvolve suas atividades de pesquisa desde 1976 quando ingressou na Embrapa. O pesquisador foi nomeado no dia 13 de fevereiro para um mandato de 4 anos, de 2004 a 2007.

A programação inicia às 14h30 com reunião do presidente da Embrapa e os empregados da unidade, em seguida, às 15 horas, o novo chefe geral e o diretor presidente participam de uma coletiva com a imprensa e às 16 horas a solenidade de posse.

Aniversário da Unidade

Um dia antes da posse do novo chefe, a Embrapa Tabuleiros Costeiros comemora 11 anos como Centro Ecorregional. A unidade foi instituída em 1º de abril de 1993 com a missão de viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento competitivo e sustentável do agronegócio do ecossistema dos tabuleiros costeiros em benefício da sociedade.

A Unidade abrange uma área delimitada pela faixa litorânea que se estende pelos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará compreendendo cerca de 100.000 km², onde estão situados 298 municípios. A unidade dispõe de um quadro de profissionais diversificado e altamente treinado. São 182 empregados, sendo 49 pesquisadores (19 com doutorado e 30 com mestrado), 17 técnicos de nível superior (2 com mestrado e 4 com mestrado em andamento) e mais 108 empregados com nível médio e fundamental.

Ao longo dos seus 11 anos a Embrapa Tabuleiros Costeiros ampliou sua equipe técnico-científica e criou o Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto visando dar suporte à implementação da nova missão da Unidade como Centro de Referência Ecorregional. Além de ter se consolidado como referência nas pesquisas com a cultura do coqueiro para o Brasil, tem o mais completo Banco Ativo de Germoplasma de Coco da América do Sul, coordena as pesquisas de melhoramento genético do milho para o Nordeste, tendo lançado as variedades São Francisco, Sertanejo, Asa Branca e Assum Preto e promoveu grandes eventos como o Simpósio Brasileiro da Cultura da Mangaba e o I Simpósio Nacional sobre Água de Coco. Em Alagoas, foi criada a Unidade de Execução de Pesquisa de Rio Largo para trabalhar com a cultura da cana-de-açúcar.

Com as mudanças no cenário nacional e como empresa que visa ao benefício da sociedade está alinhada às ações do programa de inclusão social do Governo Federal sem descontinuar as atividades de pesquisa em andamento. Neste sentindo, a Unidade destaca o projeto Semente dá Vida, com o Pólo de Produção e Distribuição de Sementes Melhoradas de milho, no município de Poço Redondo, que irá beneficiar 2 mil pessoas.

Sayonara Marinho Técnica em Marketing Embrapa Tabuleiros Costeiros Contato (79) 2261361 Correio eletrônico: sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/