01/03/04 |

Sistema facilitará comercialização de produtos da agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece no dia 29 de março, às 9 horas, no auditório Central da Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o lançamento do Sistema de Informação e Promoção de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar (Sispaf).

O Sispaf é um sistema on line que visa organizar a demanda e a oferta de produtos e serviços gerados pelos agricultores familiares do Estado do Piauí. O sistema informatizado faz parte do projeto Redes de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, coordenado pela Embrapa Meio-Norte e financiado pelo Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome.

De acordo com o coordenador do projeto, pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Carlos Freitas, o sistema é importante porque os pequenos agricultores poderão entrar em contato com a Emater da sua região e fazer o cadastro com o que produz, a quantidade, preço e o período em que o produto estará disponível (safra) para venda.

Ele ressalta que esta é uma oportunidade para o agricultor familiar vender seus produtos e para o comprador saber da existência de produtos de qualidade e com isso promover a geração de renda para o pequeno produtor. Já estão cadastrados no site produtos como milho, feijão, doce de leite e carne caprina, entre outros.

O sistema é uma parceria entre a Embrapa, Coordenadoria do Programa Fome Zero no Piauí, Conab, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater – PI e Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR).

São considerados públicos-alvo do Sistema todas as Associações, Coorperativas, Instituições Privadas, os Orgãos Governamentais e Agricultores Familiares que possam efetuar transações com maior facilidade e rapidez, consultar permanentemente as informações de demanda ou oferta onde estas relações comerciais estão ao alcance de todos. O Sispaf põe à disposição dessas entidades uma ferramenta necessária para uma credibilidade nessas relações e abrange as seguintes regiões: Região de Teresina (Teresina, José de Freitas, Monsenhor Gil, Timon e Altos);; Região de Picos (Picos, Oeiras, Pio IX, Santa Cruz do Piauí, Campo Grande do Piauí, Monsenhor Hipólito, Itainópolis, Fronteiras, São José do Piauí, Inhuma, Valença do Piauí, Sussuapara, Várzea Branca, Jaicós, Padre Marcos e Alagoinha); Região de São Raimundo Nonato (São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Caracol, Jurema, Coronel José Dias, Fartura do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço e Guaribas) e a Região de Paulistana (Paulistana, Patos, Acauã, Betânia, Jacobina, São Francisco de Assis, São Miguel do Tapuio e Simões).

Eugênia Ribeiro (MTb 1091) Embrapa Meio-Norte Contato: (86) 225-1141 - R 233/Celular (86) 9987-1487 Fax: 225-1142 Correio eletrônico: eugenia@cpamn.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/