01/03/04 |

Embrapa apresenta cruzamento de ovinos na Cotrijal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com  o objetivo de atender demandas de produtores e indústria de processamento de carne ovina, referente ao aumento da sua  produção e produtividade, a Embrapa Pecuária Sul (Bagé,RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  está conduzindo projeto de pesquisa ao apresentar soluções para maior produção de cordeiros para o abate, estudando sobre a idade de abate, alternativas de alimentação animal e qualidade das carcaças para indústria.

Segundo o pesquisador Nelson Manzoni de Oliveira, este trabalho é dividido em três subprojetos sequenciais. As investigações realizam-se nos campos experimentais da Embrapa, em Bagé, com a parceria das universidades federais de Santa Maria e de Pelotas.

A primeira etapa do trabalho refere-se a obtenção de fêmeas F1 para serem utilizadas em cruzamentos terminais. "Ovelhas Corriedale e ovelhas Ideal são inseminadas com carneiros Texel. Estas formarão um rebanho para produzir cordeiros(as) tricross, quando inseminados com carneiros Suffolk", explica o pesquisador.

Para ele os cruzamentos têm sido usados como ferramenta para o aumento do potencial de produção de carne, através da genética. "Eles trazem benefícios para os componentes da cadeia produtiva da carne ovina ao possibilitar incremento nos índices de eficiência dos rebanhos, atuando nas taxas de crescimento de animais destinados ao abate e na qualidade da matéria prima para a indústria", justifica.

O pesquisador enfatiza a idéia de que os cruzamentos devem ser bem planejados. "Nossa proposta é utilizar a técnica para incrementar a produção de carne, mantendo intactas as aptidões produtivas de rebanhos tradicionalmente produtores de lã de qualidade", conclui.

Os produtores interessados na cadeia de ovinos tipo-carne, poderão conhecer a técnica dos cruzamentos no estande da Embrapa, na Expodireto Cotrijal 2004, em Não-Me-Toque(RS), no período de 15 a 19 de março, das 8h às 18h30.   O quê? Cruzamento de ovinos para produção de carne Onde? Embrapa Pecuária Sul, Bagé-RS Como? Obtenção de fêmeas F1 para utilização de cruzamentos terminais, utilizando ovelhas Corriedale  e ovelhas Ideal, inseminadas com carneiros Texel. Estes formam um rebanho para produzir cordeiros(as) tricross, sendo inseminadas com carneiros Suffolk. Para quem? Criadores de ovinos e indústrias de processamento de carne ovina.

Vantagens: Maior  produção de cordeiros para o abate; Redução da idade do abate( de 80 a 120 dias); Opções de alimentação animal; Carcaças com maior qualidade, com índice 3 acabamento; Não interferência em rebanhos de raça definida para a produção de lã;

Cristiane Betemps-MTb 7418-RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: (53) 242-8499 ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Ovinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/