01/03/04 |

Dia de campo discute cadeia produtiva do algodão para a agricultura familiar na Paraíba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Algodão, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater- PB Regional de Itabaiana, o Banco do Nordeste e a Associação do Assentamento da Fazenda Campos, promovem, dia 03 de setembro, a partir das 8 horas, um dia de campo enfocando a cadeia produtiva do algodão, na agricultura familiar no Estado da Paraíba. O evento ocorre na Fazenda Campos, no município de Salgado de São Félix (PB).

"A idéia é fazer com que os agricultores familiares da região passem a conhecer um modelo capaz de gerar emprego, renda e cidadania nos campos da Paraíba", comenta José Carlos Aguiar, técnico da Área de Negócios Tecnológicos (ANT) da Embrapa em Campina Grande (PB).

Dividido em quatro estações, o evento técnico vai abordar questões como "Sistema de Cultivo do Algodão", "Manejo Integrado de Pragas" e os "Aspectos Econômicos da Lavoura". Os técnicos da Embrapa Algodão avaliam que o parque têxtil nacional demanda atualmente cerca de 900.000 toneladas de pluma, dos quais em torno de 15% está sendo abastecido pelas importações.

"Para melhorar nossa balança comercial e manutenção desse parque têxtil é necessário que o país aumente a produção com a utilização de tecnologias que permitam o aumento da produtividade das lavouras. Sendo assim, o cultivo do algodão mostra-se como uma grande oportunidade para a agricultura familiar da região nordeste que possui mão de obra, área e clima adequados ao cultivo do algodão", avalia Aguiar.

Dalmo Oliveira (MTb 0598/PB) Embrapa Algodão Contatos: (83) 315.4362 – dalmo@cnpa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Algodão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/