01/03/04 |

Embrapa Semi-Árido tem novo Chefe-Geral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva é o novo Chefe-Geral da Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Engenheiro Agrônomo com doutorado em Economia Aplicada, Pedro Gama exercerá o mandato por quatro anos.

O centro de pesquisa tem a missão de viabilizar soluções tecnológicas para os sistemas agrícolas de uma área com cerca de 895 milhões de km2 que se estende por oito estados da região Nordeste e o norte de Minas Gerais. Para esse imenso território, ele defende a instituição de uma nova pauta de pesquisa baseada nas demandas e desafios da sociedade brasileira para os órgãos de ciência e tecnologia (C&T).

Segundo Pedro Gama, um dos desafios é superar o paradoxo que trata como processos excludentes o agronegócio empresarial, impulsionado por tecnologia de ponta e grande inserção em mercados competitivos no Brasil e exterior, e a agricultura de base familiar que tem forte expressão nas áreas dependentes de chuva do semi-árido nordestino. Na sua opinião, é preciso formular propostas para os dois como integrantes de um mesmo processo de desenvolvimento do país.  O importante é viabilizar propostas de ciência e tecnologia rompam com a marginalização econômica do semi-árido e gerem soluções que minimizem os problemas sociais, afirma.

Estratégia – O novo Chefe-Geral da Embrapa Semi-Árido tem formação acadêmica nessas duas situações agrícolas. No mestrado, concluído na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele de-fendeu tese na área de Economia Rural com um estudo sobre "Sistema de financiamento de atividades rurais adaptadas à pequena produção da região de Massaroca, Juazeiro, BA". No doutorado, feito na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a tese versou sobre "Articulação dos interesses públicos e privados no Pólo Petrolina, PE/Juazeiro, BA: em busca de espaço no mercado globalizado de frutas frescas".       

O pesquisador explica que o novo Plano Diretor da Embrapa Semi-Árido para os anos 2004-2007 questões como estas serão apreciadas de maneira integrada. Este documento, que tem caráter estratégico, deverá reformular a programação de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da instituição e estabelecendo nova adequação do seu quadro de pessoal, em especial os pesquisadores, aos desafios definidos no Plano. A ideia é fortalecer e concentrar a inteligência da pesquisa para ampliar a sua capacidade de pensar e propor alternativas para os problemas de interesses dos agricultores familiares e dos empreenderes privados situados nos elos das cadeias produtivas da região, enfatiza Pedro Gama.

Mais informações: Pedro Carlos Gama da Silva – Chefe-Geral - chgeral@cpatsa.embrapa.br Marcelino Ribeiro – Jornalista Embrapa Semi-Árido Contatos: (87) 3862 1711 - marcelrn@cpatsa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/