01/03/04 |

Inovação tecnológica será destaque no VI Agroflores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante o Irriga Ceará, encontro de agricultura e pecuária que acontece de 23 a 25 de março, no Centro de Convenções de Fortaleza (CE), será realizado o VI Agroflores. O evento vai reunir produtores, pesquisadores e técnicos do Brasil e do exterior para debater e difundir novas tecnologias para o cultivo de flores e plantas ornamentais. Painéis, palestras, cursos técnicos, apresentações orais e pôsteres vão apresentar e discutir os avanços na produção e nas pesquisas do setor, que colocaram o Ceará como o segundo exportador brasileiro de flores cortadas. O Estado passou de 0,2% nas exportações brasileiras, em 1996, para 15% em 2002, atrás apenas de São Paulo. O clima e solo propícios e a crescente busca de profissionalização e de novas técnicas de cultivo e conservação confirmam a vocação do Ceará para a floricultura. Segundo a Secretaria da Agricultura Irrigada, a previsão é que só as exportações em 2004 cheguem a US$ 2,1 milhões.

A consolidação e a expansão da floricultura dependem, em grande parte, da busca de soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável dessa cadeia produtiva. Nos últimos dez anos, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem realizando ações fundamentais para o desenvolvimento da floricultura, e conta com uma equipe de pesquisadores dedicada ao estudo de flores tropicais. A empresa também investiu em infra-estrutura e na criação de uma coleção de flores ornamentais para dar suporte aos trabalhos de pesquisa.

Avanços

Para falar sobre os trabalhos da Embrapa no VI Agroflores, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Ricardo Elesbão Alves, vai apresentar no dia 24 de março (quarta-feira), às 14h, a palestra "Avanços tecnológicos na floricultura do Estado do Ceará". Paralelamente, também serão expostos em forma de pôsteres, 25 estudos desenvolvidos pela Embrapa na área. Seis destes trabalhos serão apresentados oralmente nos dias 24 e 25 pela manhã. O primeiro vai abordar a técnica de clonagem de abacaxis ornamentais desenvolvida pela Embrapa, que permite a formação de cultivos com grande estabilidade genética, originando plantas com crescimento homogêneo e livre de pragas e doenças. Outro trabalho vai apresentar as amostras de plantas com potencial ornamental coletadas em áreas que serão alagadas pelo Açude Castanhão. Um terceiro vai mostrar a coleção de 17 espécies, totalizando 38 cultivares de helicônias de várias regiões do país. Os dois trabalhos têm o objetivo de criar um banco de germoplasma para utilização em pesquisa, no desenvolvimento de mudas e de matrizes. A utilização de fungos e bactérias de crescimento para melhorar o desenvolvimento de mudas clonadas e a produção de mudas de pimenta ornamental também serão apresentados pelos pesquisadores da Embrapa, além do manejo de pós-colheita de helicônias, com demonstração do fluxograma de ações, desde os procedimentos antes da colheita até os cuidados na casa de embalagem.

Teresa Barroso (DRT 812CE JP) Contato (85) 299-1907 E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/