01/03/04 |

Embrapa realiza cursos em parceria abertos à comunidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Transferir o conhecimento tecnológico através de cursos e eventos é uma das metas da Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), unidade de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, colocada em prática nestes primeiros meses do ano de 2004. A unidade  programa, para a segunda quinzena do mês de março, dois cursos abertos à comunidade, o Aprender a Empreender, em parceria com o SESC-RS, SEBRAE-RS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e o de Inseminação Artificial em Bovinos de Corte e Leite, em parceria com o SENAR/RS e Sindicato Rural de Bagé.

O curso Aprender a Empreender está com inscrições abertas até dia 12 de março, realizadas por telefone junto a Área de Comunicação e Negócios da Embrapa. O aluno recebe apostila e certificado e, necessita contribuir com uma taxa de 5 reais para infraestrutura do treinamento, que acontecerá entre os dias 15 à 24 de março, no horário das 9h às 12h, nas dependências da unidade de pesquisas. As facilitadoras serão a técnica Rosângela Alves, da Embrapa e a professora Jane Caon, da Escola Técnica da UFRGS.

O aprender a empreender tem uma carga de 24 horas e tem como objetivo capacitar, atualizar e fornecer instrumentos básicos para o desenvolvimento de competências de seus participantes, visando despertar o espírito empreendedor em todas as suas dimensões.

Já o de Inseminação Artificial em Bovinos de Corte e Leite, possuindo demanda para todo o ano, tem início seu ciclo de cursos, no dia 29 de março a 2 de abril, no período da manhã e tarde, realizado na Embrapa. O treinamento capacita mensalmente 12 produtores, oriundos de diversas regiões da Campanha do Rio Grande do Sul e também de fora do Estado, através de aulas teóricas e práticas totalizando 40 horas.

Os treinandos recebem certificado de qualificação, pois o curso pretende capacitar, qualificar e profissionalizar o homem rural. Os instrutores do curso são os pesquisadores da Embrapa, Jocely Portella(coordenador) e Sérgio Renan Alves. As inscrições e seleções dos candidatos é feita pela Associação/sindicato Rural de Bagé.

Os cursos acontecem sempre na última semana de cada mês e durante o ano de 2004 está programado a realização de 10 edições. Maiores informações e inscrições, podem ser obtidas na Embrapa Bagé, fone - (53) 242-8499, ramal 239 ou na Associação/Sindicato Rural de Bagé, fone - (53).242-5262

Novos cursos - Até o momento, a unidade realizou, através de seu corpo de pesquisadores, quatro cursos direcionados aos estagiários de graduação e ensino médio técnico na área rural sobre Amostragem de pastagens para a determinação da disponibilidade e da acumulação de forragem com Klecius Ellera Gomes, Bovinocultura de Corte no RS, com Joal Brazzale Leal e Fernando Flores Cardoso, Princípios Básicos de Administração Rural, com Roberto Silveira Collares, Centro de Recria de Terneiras Leiteiras com Jocely da Silva Portella e Agregação de Valor à Carne Ovina, com Eliane Mattos Monteiro.

Para este ano, estão confirmados a realização de mais de seis grandes treinamentos em áreas diversas como manejo de campo natural, sincronização de cio em bovinos e ovinos, atualização em tristeza parasitária bovina e carrapato.

Jorn.Cristiane Betemps-MTb 7418/RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: (053) 242-8499, ramal 239 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/