01/03/04 |

Campanha contra brucelose e tuberculose é lançada oficialmente em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) será lançado oficialmente em Rondônia neste sábado, 20, pelo governador do Estado, Ivo Cassol (PSDB), no município de Ouro Preto d'Oeste, localizado a 340 quilômetros da capital, Porto Velho. O lançamento das ações pelo governo do Estado vem de encontro às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde apenas profissionais credenciados ou cadastrados pelo órgão estarão autorizados a efetuar o combate às duas doenças, já que a vacina "B 19", utilizada para a prevenção da brucelose, é patogênica para o homem.

Desde janeiro de 2004, as determinações do Mapa estão sendo cumpridas pela Delegacia Federal de Agricultura de Rondônia (DFA/RO) e pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril (Idaron). Todos os produtores devem vacinar fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade contra a brucelose. Para o combate à tuberculose, os produtores deverão realizar testes que acusam a doença, já que não existe vacina para a enfermidade. Nos dois casos, o produtor deve apresentar um certificado emitido pelo veterinário credenciado à Idaron, documento necessário para a obtenção da guia de trânsito que permite o trânsito do rebanho.

Órgãos de pesquisa, desenvolvimento e extensão rural do Estado têm ações específicas no desenvolvimento do Programa. A Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, é responsável pela realização de cursos de capacitação para os veterinários das redes pública e privada. Desde setembro de 2003, quatro cursos já foram realizados pela Empresa, atendendo a 81 profissionais. Na próxima semana, entre os dias 22 e 26, mais 20 veterinários da iniciativa privada do interior de Rondônia serão treinados.

De acordo com o pesquisador e médico-veterinário da Embrapa Rondônia Francelino Goulart da Silva Netto, o Estado possui o maior número de profissionais treinados do país. Cerca de 300 especialistas integram a categoria. Os cursos são divididos em teoria (histórico das duas doenças, evolução, caracterização, sintomas e implicações na saúde pública) e prática (em laboratórios da Embrapa Rondônia e propriedades rurais). Abaixo, veja detalhes da programação. Mais informações: Embrapa Rondônia: (69) 225-9387.

EVENTO 1: Lançamento das ações do governo do Estado na Campanha contra a Brucelose e Tuberculose DATA: 20/03/2004 LOCAL: Ouro Preto d'Oeste

EVENTO 2: 5º Seminário do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET) PÚBLICO: 20 médicos-veterinários da iniciativa privada DATA: 22 a 26 de março de 2004 LOCAL: Embrapa Rondônia (parte teórica e prática de brucelose) Rodovia BR 364 (sentido Cuiabá) / km 5,5 Tel.: (69) 225-9387 EQUIPE: Médicos-veterinários Francelino Goulart da Silva Netto (Embrapa Rondônia) Francisco Aloísio Cavalcante (Embrapa Acre) Bethyzabel dos Anjos Santos (Delegacia Federal de Agricultura/RO) Francisco Glauco Araújo Santos (Universidade Federal do Acre)

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contato: (69) 225-9387 - Fax: (69) 222-0409 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/