01/03/04 |

Gerenciamento de Redes para o Desenvolvimento Comunitário é discutido em Maceió,AL

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Começa hoje (29 de março) e prossegue até o dia 02 de abril, o Seminário Internacional Gerenciamento de Redes para o Desenvolvimento Comunitário, em Maceió-AL, com o objetivo de permitir aos participantes aprender como administrar e fortalecer redes, e melhorar as práticas de desenvolvimento comunitário.

Participarão do evento secretários executivos dos COEPs Estaduais, Representantes Técnicos e Dirigentes das instituições públicas e privadas filiadas ao COEP, num total de 300 representantes brasileiros e delegações estrangeiras, sendo 06 do Canadá (Halifax, Otawa)06 da América Latina (Chile, Bolívia, Costa Rica, Peru, San Salvador) 03 da Ásia (New Delhi, Bangladesh)02 da África (Ghana) 02 da Europa (Holanda, Inglaterra).

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP foi criado em 1993, resultado do intenso movimento de mobilização da sociedade civil, liderado pelo sociólogo Herbert de Souza-Betinho, frente ao quadro inaceitável de pobreza instalado no país. Reunindo cerca de 700 entidades (entre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao MInistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) distribuídas em 27 comitês estaduais, incluindo organizações públicas e privadas . O COEP constitui uma grande rede de mobilização social, que incentiva iniciativas de promoção do desenvolvimento humano e social. Preservando a autonomia e as lógicas empresariais de cada participante, o COEP articulou parcerias entre os mais diversos segmentos da sociedade brasileira, o que possibilitou experiências bem sucedidas através de projetos ousados e inovadores, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população excluída. Ao colocar na ordem do dia das entidades associadas, o debate sobre sua responsabilidade no combate à miséria, o COEP propôs uma mudança na cultura das organizações. Nesse sentido, estimula a ação conjunta entidade/empregados e a adoção de práticas administrativas que contribuam na construção da cidadania .

Nesse sentido, estimula a ação conjunta entidade/empregados e a adoção de práticas administrativas que contribuam na construção da cidadania . O COEP participa junto com as entidades de ações e projetos localizados e atividades de seu programa de ação, tais como Prêmio Mobilização ; Pesquisa: Ação Social das entidades do COEP ; Semana Nacional de Mobilização pela Vida ; Campanhas (incluindo Natal pela Vidas) e apoio a cerca de mais de 700 projetos comunitários desenvolvidos em todo o País.

Em 2003 recebeu do Governo Federal o Certificado de Apoio ao Programa Fome Zero e participa do CONSEA Nacional e Estaduais. Trata-se de uma rede nacional de mobilização social que congrega entidades em todo o território brasileiro e que, pela sua capilaridade, está sendo estudada também por outras redes de solidariedade mundiais, pelos resultados alcançados e parcerias efetivas Nesse contexto, a ampliação do COEP e sua visibilidade mundial estende-se também às suas filiadas , entre elas os Correios, sendo de suma importância a realização desse Seminário em nível internacional.

Mais informações podem ser obtidas com: José Carlos Caires Embrapa Tabuleiros Costeiros – UEP Rio Largo/AL Contatos: (82) 261-1322 Correio eletrônico: caires@cpatc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/