01/03/04 |

Dia de Campo na TV mostra como a cevada virou alternativa de sucesso no Cerrado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  O Dia de Campo na TV desta semana vai abordar a produção irrigada da cevada no Cerrado. O programa vai ao ar dia 12 de março, sexta-feira, às 9h da manhã (horário de Brasília). Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília – DF, em parceria com a Embrapa Cerrados, localizada em Planaltina – DF, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A cevada, introduzida no Cerrado Brasileiro como uma cultura de inverno, tem como objetivos básicos suprir a demanda interna de malte e fornecer ao agricultor do Brasil Central uma alternativa para diversificar e integrar o sistema de produção irrigado, assegurando assim, uma produção total mais estável.

Como cultura alternativa ao sistema agrícola da região, vem se destacando por sua adaptação às condições de clima e de solo desta região, pela baixa incidência de doenças e seu elevado potencial produtivo. Com o intuito de resolver estes problemas a Embrapa Cerrados e a Embrapa Trigo lançaram em 1990, a Cultivar BRS 180.

No Brasil Central, a cevada cervejeira tornou-se uma realidade com a instalação de uma indústria de malte no Estado de São Paulo, a Malteria do Vale, ampliando, assim, as perspectivas para o cultivo de cevada no Cerrado. Em 1999, cultivaram-se apenas 230 ha da cevada de seis fieiras BRS 180 para a produção de sementes.

Em 2000, a área plantada atingiu 1.600 ha e em 2001, a área de produção de cevada no Cerrado restringiu-se aos estados de Goiás e Minas Gerais, totalizando 1.784 ha, onde o rendimento médio foi de 4.177 kg/ha.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações: Rose Azevedo (2978/13/74/DF) Embrapa Cerrados Contatos: (61) 388-9953 - rose@cpac.embrapa.br

Jorge Macau (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/