01/04/04 |

Pesquisadores da cevada estiveram reunidos na Embrapa Trigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A comunidade científica voltada ao estudo da cevada esteve reunida nos dias 13 e 14 de abril na Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Passo Fundo, RS, durante a XXIV Reunião Anual de Pesquisa de Cevada.

"A Embrapa Trigo foi uma das pioneiras na pesquisa da cevada para fins cervejeiros no Sul do Brasil", explica o pesquisador Euclydes Minella, principal coordenador da Reunião. Segundo ele, a Embrapa Trigo iniciou ações de pesquisa e transferência de tecnologias em cevada em 1976, enfocado a organização, introdução, avaliação e desenvolvimento de germoplasma, a ampliação, diversificação e melhoria da base genética nacional, a criação e o desenvolvimento de novas cultivares adaptadas às diferentes regiões produtoras, além da geração ou aprimoramento da tecnologia de produção.

"As ações em tecnologia de produção incluem o zoneamento agroclimático, o preparo, correção da fertilidade e conservação do solo, a rotação de culturas, a nutricão e o manejo da adubação, o controle integrado de ervas daninhas, pragas e doenças e a conservação física e qualitativa de sementes e grãos durante o manuseio e armazenagem, buscando sempre a qualidade industrial cervejeira", explica Minella.

A avaliação da safra e as perspectivas climáticas devem orientar as indicações técnicas geradas na reunião. Os resultados de pesquisa no melhoramento, sanidade e nutrição mineral das plantas são alguns dos painéis que levantaram a discussão sobre o cenário atual da cevada no Brasil.

Joseani M. Antunes- MTb 9396/RS Embrapa Trigo Contatos: (54) 311.3444 - joseani@cnpt.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/