01/04/04 |

Palestras sobre tabagismo são ministradas na Embrapa Pecuária Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foi realizada nesta segunda-feira, 26, na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS),unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento palestra sobre os riscos do cigarro. A atividade faz parte de uma campanha interna entre os funcionários, bolsistas e estagiários. O palestrante foi o médico Ronaldo Carvalho, clínico geral do município, representando a Coordenadoria Regional de Saúde.

Carvalho falou sobre os males do cigarro e sobre a dependência que este causa, que é física, psicológica e comportamental. Destacou que cerca de três milhões de pessoas morrem ao ano no mundo por causa do cigarro. O médico alertou que o vicio pode causar acidente vascular cerebral, vários canceres, cardiopatia, enfisema, bronquite crônica, úlcera gástrica e risco fetal para as gestantes. O palestrante enumerou algumas vantagens de parar de fumar, como a melhoria da saúde, o bom exemplo para os filhos e a economia de dinheiro. "O fumante está pagando para adoecer", destacou.

Os participantes fizeram perguntas e contaram experiências. A funcionária Maria Glecy Alvarenga achou a palestra muito boa e disse que vai fazer a sua terceira tentativa de deixar o cigarro. O estagiário Daniel Faget achou que o palestrante explicou bem e detalhadamente o assunto, de maneira que todos entenderam. "Faz o fumante ficar pensando", conclui.

Esta é a terceira etapa da campanha, que será desenvolvida até os primeiros dias do mês de maio. Na primeira etapa, denominada Semana da Saúde, foi apresentada a palestra do médico pneumologista Carlos Alberto Fico, que ministrou sobre os riscos à saúde de quem é fumante. Na Segunda etapa, a Semana Tabagismo, foi apresentada a mensagem "Raízes, Rituais e Recuperação", pelo pesquisador Antônio Lourenço Guidoni, da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), que falou sobre sua experiência de vida em relação à adição.

A ação culminará com a inauguração de um espaço reservado para os fumantes dentro a unidade de pesquisas. A campanha contra o tabagismo é uma atividade desenvolvida pelas 40 unidades descentralizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que busca também reduzir o número de fumantes no ambiente interno de trabalho. Esta atividade é alusiva à semana de aniversário da Embrapa, que comemora nesta quarta-feira, dia 28 de abril, 31 anos de ação.

Cristiane Betemps – MTB 7418 – RS Juan Marcos Rodrigues - Estagiário Embrapa Pecuária Sul Contatos: (53) 242 8499 Ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.com.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/