01/04/04 |

Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados se reúne na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  Como parte das comemorações pelos 31 anos completados ontem (28), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados se reuniu, pela manhã, na sede da Embrapa.

O Presidente da Comissão, o deputado Leonardo Vilela (PP-GO), abriu a sessão destacando o avanço da agricultura a partir da criação da Embrapa e colocando a Comissão à disposição para lutar por um orçamento condizente com as necessidades da Empresa. "É excepcional para o País o retorno do investimento em pesquisa agropecuária. Como produtor rural, sempre tive uma relação muito próxima da Embrapa e pude conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição. No que depender da nossa Comissão, iremos batalhar para não deixar o Brasil perder a corrida tecnológica com os sucessivos contingenciamentos à pesquisa".

O Diretor-Presidente Clayton Campanhola fez um balanço das atividades realizadas pela Embrapa em 2003, e apresentou o IV Plano Diretor da Embrapa (PDE - 2004-2007). "Não inventamos a roda, aproveitamos muito do plano anterior. Incluímos na missão da Embrapa o conceito de espaço rural, com foco no agronegócio.

Acreditamos que a Empresa tem de ser plural, ou seja, trabalhar em conjunto com todos os agentes do agronegócio, garantindo mercado e competitividade para a todos". Campanhola também apresentou números surpreendentes da pesquisa realizada pela Embrapa, com acréscimos em quase todos os quesitos, como transferência de tecnologia, artigos publicados na mídia e científicos, aumento das royalties e do número das cultivares protegidas. "O Brasil tem soberania tecnológica na área da agricultura, graças ao empenho dos nossos 2209 pesquisadores, dos quais 1257 são doutores e 902 têm mestrado. Para mantê-los atualizados na fronteira do conhecimento, precisamos de mais investimento em capacitação", esclareceu.

Clayton ressaltou, durante a reunião com a Comissão, o lucro social da Empresa, que em 2003 foi de R$ 11,6 bilhões, além da geração de 185.170 novos empregos, devido à adoção de tecnologias geradas pela Embrapa. Entre as ações realizadas e em andamento listadas pelo Diretor-Presidente estão a revisão e aperfeiçoamento do Processo de Recrutação e Avaliação de Chefes das Unidades Descentralizadas da Embrapa; fortalecimento das propostas dos laboratórios virtuais (LABEX) nos Estados Unidos e na França; constituição da agenda de integração das Unidades da Amazônia; participação no Programa Fome Zero do Governo Federal; criação de um macroprograma para pesquisa relacionado com agricultura familiar e o desenvolvimento territorial; fortalecimento das relações com as Organizações Estaduais de Pesquisa (OEPAS); participação dos pesquisadores nas Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura Pecuária Abastecimento (MAPA); formalização de acordos de cooperação técnica com países africanos; viabilização das Licenças de Operação de Área de Pesquisa (LOAPs) para experiências em campo, no Brasil, do mamão transgênico resistente ao vírus da mancha anular e do feijão resistente ao vírus do mosaico dourado.

O Secretário Executivo do MAPA, Amauri Dimárzio, disse que a Embrapa é uma prioridade para o Ministério e que para garantir a eficiência do trabalho desenvolvido, se tem feito o possível e o impossível, principalmente em termos orçamentais. "Eu conheço o trabalho da Embrapa desde a criação. Os rearranjos hoje são necessários à nova realidade, como o atendimento a todos os integrantes da cadeia do agronegócio, desde pequenos a grandes empresários. A ciência é, e deve ser feita para todos. Essa consciência vai determinar a construção de um Brasil mais rico e independente", afirmou.

Destaques do debate - Mesmo dizendo-se um homem de posições políticas definidas, o deputado Francisco Turra (PP-RS) rendeu-se aos números dos 15 meses da gestão de Clayton Campanhola na presidência da Embrapa, e declarou" não devemos mexer no que está dando certo".

O deputado João Grandão (PT-MS) disse que a "Empresa está no caminho certo e aproveito essa oportunidade para reivindicar que todos os deputados desta comissão tenham acesso ao material apresentado para que todos possam ver e sentir os avanços realizados na agropecuária brasileira e utilizar essas informações em falas e, principalmente, em encaminhamentos de propostas políticas".

Segundo o deputado Josias Gomes (PT-BA), "com a promoção desta reunião, a Embrapa faz uma prestação de contas à sociedade, mostrando que continua sua missão de forma firme e determinada com a agropecuária brasileira", ressaltou. Josias disse ainda, que, no Semi-Árido baiano, as linhas de pesquisa desenvolvidas são um importante instrumento de convivência entre o homem e a situação daquela região.

Flávia Bessa - 4469/014/041 - DF Assessoria de Comunicação Social - ACS Contatos: (61) 448-4039 - flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/