01/04/04 |

Painel vai abordar os diferentes usos dados à soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Associação das Mulheres de Negócios de Londrina, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agroepcuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (Adetec) promovem no dia 12 de abril, às 14 horas, o painel "Soja: a jóia brasileira", no Auditório Milton Alcover, durante a ExpoLondrina 2004, em Londrina (PR). O objetivo é apresentar a versatilidade da soja que, com a ajuda da ciência, pode ser usada como alimento, produto terapêutico, fonte de combustível, além de outros usos não convencionais.

O evento é mais uma ação da campanha Londrina Capital Tecnológica da Soja, coordenada por várias entidades de Londrina, sob a liderança da Paraná Turismo. Londrina é referência em pesquisa de soja tropical, tanto que somente a Embrapa Soja reúne 70 pesquisadores dedicados exclusivamente à pesquisa da soja. "Isso caracteriza a cidade como um dos maiores centros de pesquisa de soja do mundo, talvez seja a instituição de pesquisa que congrega o maior número de pesquisadores trabalhando com soja em um único local", enfatiza Bruno Veronesi, da Paraná Turismo.

A palestra de abertura do painel Soja: a jóia brasileira será conduzida pelo médico Álvaro Armando Carvalho Morais, professor da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, no Espírito Santo, que irá abordar os aspectos da soja relacionados à redução de riscos de doenças crônicas. Ele irá apresentar utilidades terapêuticas para a soja, como a prevenção de doenças cardíacos, redução de tumores cancerígenos e a soja usada como terapia de reposição hormonal em mulheres pós menopausa.

A engenheira de alimentos Vera Benassi, pesquisadora da Embrapa Soja, vai ministrar palestra sobre a soja enquanto alimento. Além de ser fonte de óleo vegetal, a soja possui 40% de proteínas de alta qualidade. A adição de 20% de farinha de soja a pães, bolachas e massas como o macarrão, por exemplo, dobra o conteúdo protéico desses alimentos.

Além disso, o agrônomo Décio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja, vai abordar como a soja pode ser usada para produção de biocombustíveis, o que pode colaborar para reverter os efeitos da poluição ambiental causada pelo uso de combustíveis derivados de petróleo.

A programação do painel prevê ainda a palestra do agrônomo Amélio Dall'Agnol, pesquisador da Embrapa Soja, sobre as inovações sobre os diferentes usos dados à soja. Serão destaque a produção de tinta para jornais, a fabricação de produtos de beleza, de materiais de construção, entre outros produtos.

O encerramento do evento será feito pela professora de ciências farmacêuticas da USP, Inar Alves de Castro, que vai ministrar palestra sobre os alimentos funcionais: avaliação e comprovação de funcionalidade.

Painel - Soja, a jóia brasileira

Data: Dia 12 de abril de 2004 Local: Auditório Milton Alcover – ExpoLondrina

14:00h - Abertura

14:10h - Soja é Saúde Dr. Álvaro Armando Carvalho Morais, Médico, Professor Titular de Cirurgia da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – ES.

14:50h - Soja é Alimento Dra. Vera Benassi, Engenheira de Alimentos, Pesquisadora da Embrapa Soja.

15:10h - Soja é Energia Dr. Décio Luiz Gazzoni, Engenheiro Agrônomo, Pesquisador da Embrapa Soja.

15:30h - Soja é Inovação Dr. Amélio Dall'Agnol, Engenheiro Agrônomo, Pesquisador da Embrapa Soja.

16h – Degustação de Alimentos elaborados com soja

16h30 – Alimentos funcionais: Avaliação e Comprovação de Funcionalidade Inar Alves de Castro, professora de ciências farmacêuticas da USP

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Contato: (43) 3371-6061 Correio eletrônico: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/