01/04/04 |

Embrapa Milho e Sorgo lança dois livros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Milho verde e milho irrigado: esses são os temas dos novos livros da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Editados em conjunto com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), os livros mostram as novidades dessas duas culturas agrícolas.

"O cultivo do milho verde" apresenta, em 12 capítulos, informações desde a escolha da cultivar mais apropriada até a comercialização, passando pelo controle de pragas e doenças nessa cultura. Até há pouco tempo, os agricultores brasileiros utilizavam para milho verde as mesmas cultivares empregadas para a produção de grãos. A demanda crescente e as exigências cada vez maiores dos consumidores estão levando ao desenvolvimento de cultivares específicas para milho verde.

O consumo do milho verde é tradicional no país. Ele pode ser utilizado como ingrediente para a fabricação de bolos, biscoitos, sorvetes; pode ser processado para fazer pamonha, suco, curau; e ainda pode ser consumido cozido ou assado. O cultivo desse tipo de milho é quase exclusivo de pequenos e médios agricultores, que produzem em pequena escala e fazem a colheita do produto manualmente. O pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho é o editor técnico de "O cultivo do milho verde".

Outro livro que a Embrapa Milho e Sorgo está lançando é "A cultura do milho irrigado", que tem como editores técnicos os pesquisadores Morethson Resende, Paulo Emílio Pereira Albuquerque e Lairson Couto, que atualmente trabalha na ANA (Agência Nacional de Águas). Com mais de 300 páginas, o livro fornece informações atualizadas sobre essa cultura que é importante componente de sistemas de produção de grãos e integra sistemas de rotação de culturas.

Em todo o mundo, atualmente a agricultura irrigada está em 270 milhões de hectares, o que representa aproximadamente 17% da área total cultivada. No entanto, a área irrigada contribui com cerca de 40% da produção mundial de alimentos; o que equivale a dizer que a produtividade mundial da agricultura irrigada é 2,35 vezes a da agricultura de sequeiro.

No Brasil, atualmente cerca de 3 milhões de hectares utilizam irrigação para a produção agrícola. Embora corresponda a 5% da área total cultivada, contribui com 16% da produção agrícola e representa 35% do valor total da produção. Ou seja, cada hectare irrigado no Brasil corresponde a 3 hectares de sequeiro (em produtividade física) e a 7 hectares de sequeiro (em produtividade econômica).

Clenio Araujo (MG 06.279 JP) Embrapa Milho e Sorgo Contato: (31) 3779-1172 Correio eletrônico: clenio@cnpms.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/