01/04/04 |

Embrapa inicia processo de incubação de empresas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assina nesta quarta-feira, dia 28, convênio de parceria em incubação de empresas de base tecnológica agropecuária com a incubadora Fundação Parque Alta Tecnologia São Carlos (ParqTec). A assinatura acontecerá durante solenidade de comemoração do 31º Aniversário da Embrapa, no auditório da sede da empresa, em Brasília.

Esse é o primeiro dos convênios que a Embrapa deve assinar até o final do ano com incubadoras parceiras, com a finalidade de criar e desenvolver micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços que utilizem tecnologias geradas ou adaptadas pela Embrapa. "A Embrapa tem a competência de gerar tecnologias, produtos e processos para o agronegócio, porém não tem como missão estruturar e gerenciar empresas. Por meio deste processo, a Embrapa vai tornar acessíveis as tecnologias e as incubadoras, com o apoio do Sebrae e da Anprotec, dando a base ao empreendedor para a constituição da empresa que estiver nascendo," explicou Ana Lúcia Atrasas, gerente de Planejamento e Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF).

O convênio é fruto do Projeto Apoio ao Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica Agropecuária (Proeta), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo principal do Proeta é estimular a criação de novas empresas de base tecnológica no setor agropecuário, florestal e agroindustrial, a partir do processo de incubação.

Após assinatura deste convênio, será lançado, até o final do ano, edital elaborado pela Embrapa, em conjunto com a ParqTec para selecionar as empresas a serem incubadas. As empresas serão avaliadas, entre outros aspectos, pela viabilidade técnica, financeira e mercadológica do empreendimento e pela capacidade técnica e gerencial do empreendedor.

Nestes primeiros convênios a serem firmados estão contempladas cinco Unidades de Pesquisa da Embrapa: Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP); Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza (CE); e Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF). Essas unidades vão funcionar como pilotos do Proeta.

Rose Azevedo (2978/13/74/DF) Embrapa Sede Contatos: (61) 448.4113 – rose.azevedo@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/