01/04/04 |

Embrapa oferece vigésimo módulo do curso de inseminação artificial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Desde segunda-feira, 26, está sendo realizado o vigésimo módulo do curso de inseminação artificial na Embrapa Pecuária Sul, unidade de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Bagé (RS). O curso, que é uma parceria entre a Embrapa, Associação/Sindicato Rural de Bagé e Senar. Visa a capacitação dos alunos no uso da biotécnica de inseminação artificial em bovinos de corte e de leite.

A Embrapa participa com a estrutura, os animais e os monitores, neste treinamento, que é oferecido sempre na última semana de cada mês. Os alunos recebem oito horas de aula teórica e 32 horas de aula prática, nas quais devem inseminar, pelo menos, 50 animais com comprovação do monitor. No último dia é feita avaliação escrita.

Para o coordenador do treinamento, o pesquisador Jocely Portella, através da inseminação artificial pode-se alavancar a qualidade do produto e reduzir os custos. Um dos participantes, Luciano Jardim, pretende aplicar a técnica na sua propriedade. "O curso é bem puxado, mas e bom", define. Segundo João Guilherme Peres, que atua como monitor, no primeiro dia os alunos têm um pouco de medo de machucar o animal, ma depois vão se acostumando.

As inscrições e a seleção para o curso são feitas através da Associação/Sindicato Rural de Bagé, e têm o valor de R$ 50. Com isso, os participantes têm direito a transporte e alimentação.

Cristiane Betemps - MTB 7418 – RS Juan Marcos Rodrigues – Estagiário Embrapa Pecuária Sul Contatos: (53) 242 8499 Ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/