01/04/04 |

Chefe-Geral da unidade da Embrapa, em Bagé, RS, é uma pesquisadora

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pela primeira vez na história, uma mulher conduzirá os destinos da Embrapa Pecuária Sul nos próximos dois anos, em Bagé, RS. A médica-veterinária Ana Mirtes de Sousa Trindade, pesquisadora da unidadeda Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi indicada dia 15 de abril, em Brasília, DF, pelo Diretor-Presidente da Empresa, Clayton Campanhola. Esta é a candidata, participante do processo seletivo, habilitada a assumir até 2006 a função de Chefe-Geral.

Segundo o pesquisador Eduardo Salomoni, que administrou a unidade durante cerca de oito anos, a Diretora-Executiva da Embrapa, Marisa Barbosa comunicou a decisão da diretoria, colocando a profissional à condição de assumir de imediato suas responsabilidades. A partir desta terça-feira(20/04), a unidade de Bagé, passará a ser gerenciada pela nova chefe.

O processo seletivo, que começou em dezembro do ano passado, desenvolveu-se em três fases: avaliação da proposta de trabalho dos candidatos concorrentes, curriculum profissional e perfil gerencial. Neste ano a disputa ao cargo da chefia-geral teve a participação de três candidatos, todos procedentes da própria unidade, que deveriam atingir no mínimo 210 pontos para serem habilitados à seleção.

A nova Chefe-Geral trabalhará à frente da Embrapa Pecuária Sul pelo prazo de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, e cujo processo de seleção é colocado em prática desde o início dos anos 90. A cerimônia de posse, ainda não está definida, mas deverá ocorrer no mês de maio. Até lá, a pesquisadora terá um período de reorganização de suas atividades e escolha de sua equipe de gestores.

Ana Mirtes é médica-veterinária, mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, RS e pesquisadora da Embrapa. Atua há 18 anos no município. É baiana, mas adotou o Rio Grande do Sul como sua casa. Foi a única mulher concorrente ao cargo de Chefe-Geral, na história da pesquisa brasileira, no município de Bagé(RS).

Sua intenção em concorrer ao processo é por que acredita que as pessoas buscam o progresso e possuem a ânsia de desafiar-se. Para a pesquisadora esta etapa de ascensão é adequada ao momento em que se encontra em sua carreira. Acredita estar mais madura profissional e pessoalmente para assumir esta função. A sua plataforma de trabalho para no máximo quatro anos, será sedimentada na redefinição da maturidade social da Empresa e de seus colaboradores, mantendo um canal aberto para democratização e participação.

"Acredito no processo de educação e vejo com bons olhos oportunidades de aprendizagem organizacional no momento em que desejamos inserção social, através da reestruturação produtiva do agronegócio, da qualidade de vida de mão-de-obra, da qualificação da produção dos recursos humanos e da ampliação de movimentos sociais", defende a nova chefe.

Cristiane Betemps - MTb 7418-RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: (053) 242-8499 ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/