01/04/04 |

Associação da Bacia Fragosos e Coordenação do PNMA II realizam reunião

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Realizou-se ontem, dia 15, às 20h, no Centro Comunitário de Engenho Velho, interior de Concórdia - SC, a reunião mensal da Diretoria da Associação da Bacia do Rio Fragosos e Coordenação Técnica do Projeto Suinocultura SC - PNMA II, programa executado pela Embrapa Suínos e Aves (Bagé, RS), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Um dos assuntos em pauta foi a utilização dos equipamentos entregues a diretoria pelo programa, que foram dois distribuidores de esterco sólido e quatro bombas para distribuição de dejeto líquido. Segundo o pesquisador Paulo Armando, coordenador técnico do programa, o objetivo do programa com a entrega das bombas é reduzir os custos de distribuição e incentivar o uso dos dejetos como fertilizante orgânico.

A pesquisadora Doralice apresentou para a diretoria da associação a proposição do projeto em relação a recuperação da mata ciliar. Também, aproveitando a reunião, foi distribuído folders sobre compostagem de animais mortos. Outro assunto da reunião foi a apresentação das atividades mensais da atual diretoria e a posse da nova, que deverá acontecer em junho deste ano.  Finalizando os assuntos da reunião, a coordenação técnica solicitou a diretoria que apontasse assuntos importantes para serem tratados  em forma de cursos, palestras ou que o programa pode contribuir na questão da sustentabilidade ambiental.

A Associação e a Executora - A Associação dos Moradores da Bacia do Rio Fragosos, bem como a da Bacia do Rio Coruja/Bonito, de Braço do Norte - SC, foi criada com a finalidade de integrar os produtores da Bacia ao Programa Suinocultura Santa Catarina - PNMA II. A realização das reuniões mensais, de acordo com o pesquisador Paulo Armando, é o momento em que produtores e executora, que é a Embrapa Suínos e Aves, tem para discutir, conversar e analisar os problemas e andamentos das ações do projeto. "É muito importante que a Embrapa, como executora, esteja sempre presente para ouvir os produtores, saber quais são as dificuldades e suas reivindicações. Assim, fica mais fácil e eficiente planejar e propor ações e tecnologias adequadas as necessidades da Bacia e das propriedades", finaliza o pesquisador.

Monalisa Leal Pereira - MTb-SC 01139 Embrapa Suínos e Aves Contatos: (49) 442.8555 – ramal 255 - monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Aves 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/