01/04/04 |

Alexandre Hoffmann é o novo Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Alexandre Hoffmann assumiu dia 19 de abril, em cerimônia interna, a Chefia-Geral da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, após a publicação de Portaria da designação feita pelo Diretor-Presidente da Embrapa, Clayton Campanhola.

O processo de escolha do Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho começou em novembro e deverá encerrar-se oficialmente na cerimônia pública de posse, com a presença de diversas autoridades, no mês de maio, em data a ser agendada pela diretoria da Instituição. O mandato é pelo prazo de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos pela presidência da Entidade.

O Chefe-Geral já definiu sua equipe de atuação que será composta pelo pesquisador Lucas Garrido, como Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Anélio Evilazio de Souza Júnior, como Chefe Adjunto de Administração e o pesquisador Marcos Botton, como Supervisor da Área de Comunicação e Negócios. Nos próximos dias serão definidos os supervisores da Unidade e também das Estações Experimentais de Viticultura Tropical (Jales-SP) e de Fruticultura de Clima Temperado (Vacaria - RS).

Propostas de trabalho - Ainda em 2004, a nova Chefia fará uma análise estratégica de atuação da Embrapa Uva e Vinho e elaborará o seu novo Plano Diretor, documento no qual estarão expressas as principais linhas de atuação para os próximos quatro anos.

No âmbito interno, a proposta central é reforçar as ações institucionais na programação de P&D visando atender às demandas sociais, setoriais e governamentais. Também é proposta da nova Chefia implementar Núcleos Temáticos e ajustar as condições de suporte para a execução de sua programação de pesquisa. Quanto à área administrativa, será dada forte atenção a sua equipe de colaboradores, como já vem ocorrendo, visando maximizar a eficiência do uso dos recursos e da contribuição do seu quadro funcional.

No âmbito externo, deverá ser dada ênfase à articulação institucional, visando aprimorar e incrementar as parcerias nacionais e internacionais, que possibilitem agregar competências e detectar entidades e empresas com potencialidades de trabalhar em conjunto com a Embrapa, também viabilizando a captação de recursos externos.

Além disso, serão aprimoradas ações de comunicação externa para transferência de tecnologia e divulgação das ações que a Embrapa executa, bem como serão buscadas oportunidades para que a empresa possa continuar contribuindo, com base em sua equipe de trabalho, em diferentes fóruns cujo foco esteja de acordo com a sua missão institucional de "viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentado das cadeias produtivas da uva, do vinho e das frutas de clima temperado".

Conheça um pouco mais da nova chefia da Embrapa Uva e Vinho

Chefe-Geral - Gaúcho de Santa Rosa, o engenheiro agrônomo Alexandre Hoffmann, 36 anos, é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria. Após um ano trabalhando na iniciativa privada na área de fruticultura, ingressou no mestrado na Universidade Federal de Pelotas no ano de 1992. Em março de 1999, concluiu o curso de Doutorado em Fitotecnia na Universidade Federal de Lavras. O pesquisador, que ingressou na empresa em 1998, já esteve à frente da chefia adjunta de administração de 2000 a outubro de 2003, da qual desligou-se para concorrer à chefia da Unidade.

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento - Lucas Garrido, 40 anos, é natural de São Paulo. Concluiu a graduação em Agronomia na Universidade de Lavras em 1986. Realizou uma especialização em defensivos agrícolas e o mestrado na área de Fitopatologia (1991/1993), na Universidade Federal de Viçosa. O doutorado, também em Fitopatologia, foi finalizado em 2001, na Universidade de Brasília. Iniciou sua atividade profissional como extensionista da Emater/PR em 1987. Dentre outras atividades desenvolvidas, destaca-se o estágio na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) nos anos de 1994 e 1995.

Desde 1998, atua como Pesquisador III da Embrapa Uva e Vinho, desenvolvendo atividades nas áreas de fitossanidade, fitopatologia, genética, genética molecular e de microorganismos. Recebeu em 2001 o prêmio de apresentador do melhor trabalho do XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia e XI Congresso Latino-Americano de Fitopatologia na categoria de Pós-Graduação, concedido pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia.

Chefe Adjunto de Administração - Anélio Evilazio de Souza Júnior, 34 anos, natural de Lavras do Sul é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 1991. Realizou Pós-graduação em Direito Público na Universidade de Caxias do Sul (1998/1999) e Mestrado (strictu sensu) em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000/2003). Ingressou na Embrapa em 1997 como Técnico de Nível Superior II, na função de advogado. Foi presidente da Associação dos Empregados da Embrapa Bento Gonçalves (2000/2001) e Membro do Conselho Fiscal da FAEE de 2002 a 2004.

Supervisor da Área de Comunicação e Negócios - O pesquisador Marcos Botton continuará desempenhando suas atividades à frente da ACN, função que já desenvolve desde 2002. Marcos, 34 anos, é natural de Frederico Westphalen, RS. Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas em 1990. Realizou o mestrado (1992/1994) e o Doutorado (1996/1999) na área de Entomologia na Universidade de São Paulo USP (ESALQ). Antes de ingressar como Pesquisador III na Embrapa Uva e Vinho em 1997, trabalhou no Laboratório Silva Araújo Roussel S.A., na Universidade Federal de Pelotas como professor substituto e na Universidade do Estado de Santa Catarina como professor colaborador.

Viviane Zanella Bello Fialho-Conrerp 1597 Embrapa Uva e Vinho Contatos: (54) 455-8084 - viviane@cnpuv.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/