01/04/04 |

Segurança alimentar para os povos indígenas é tema do Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV desta semana vai ao ar dia 16 de abril, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília). O assunto será Segurança Alimentar para os Povos Indígenas. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizadas em Brasília - DF, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Somando mais de cinco milhões de índios na época da colonização do Brasil, hoje essa população é de pouco mais de trezentos e quarenta mil. As etnias restantes procuram manter sua língua e suas tradições, frente a uma pressão constante do progresso. O povo Krahô, que habita o nordeste do Estado do Tocantins, em determinada época de sua história foi estimulado ao monocultivo, com a utilização de material híbrido, perdendo várias de suas sementes tradicionais, como o milho, por exemplo, sofrendo com isso um drástico empobrecimento cultural e comprometendo sua segurança alimentar.

Graças à Embrapa, que havia coletado material genético de milho em diversas aldeias no Brasil, na década de 70, com fins de conservação, foi possível restituir sementes tradicionais, consideradas perdidas. Esse contato originou o projeto Etnobiologia, Conservação de Recursos Genéticos e Segurança Alimentar, com o objetivo de enriquecer roças e quintais com a reintrodução de materiais genéticos considerados perdidos pelos Krahô e introduzindo outros, adaptados aos costumes locais, além de diversas ações para garantir a segurança alimentar daquele povo.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas , ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações: Edvalson Silva - Mocoin (DF02998JP/03) Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4770/448-4769 - mocoin@cenargen.embrapa.br

Jorge Macau (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4590 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/