01/04/04 |

Eficiência de fertilizantes é testada em pesquisa da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Comparar e avaliar a eficiência agronômica do bicarbonato de amônio e do cloreto de amônio em relação à uréia em diferentes métodos de aplicação na cultura do milho cultivado em sistema de plantio direto. Esse é o objetivo de um trabalho que vem sendo coordenado pelo pesquisador Antônio Marcos Coelho, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto "Eficiência agronômica do bicarbonato de amônio e do cloreto de amônio como fontes de nitrogênio para a cultura do milho" envolve, além da Embrapa Milho e Sorgo, a Raudi Indústria e Comércio e a Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento).

Estão sendo conduzidos experimentos comparando diferentes modos de aplicação dos três fertilizantes (bicarbonato de amônio, cloreto de amônio e uréia). O bicarbonato de amônio possui concentração de 19% de nitrogênio e tem a forma de pó; já o cloreto de amônio apresenta 31% de nitrogênio e tem a forma de cristais; e a uréia tem a forma granulada e possui 45% de nitrogênio.

A previsão é de que o projeto esteja concluído em meados de 2004. O pesquisador Antônio Marcos planeja publicar os resultados durante o XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que acontecerá em Cuiabá-MT de 29 de agosto a 2 de setembro.

Clenio Araujo (MG 06.279 JP) Embrapa Milho e Sorgo Contatos: (31) 3779-1172 - clenio@cnpms.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Milho 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/