01/04/04 |

Campanhola anuncia ampliação da base da Embrapa no Brasil e no exterior

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A instalação de um laboratório virtual da Embrapa (Labex) na Holanda, o início do funcionamento Programa de Apoio à Gestão das Unidades Descentralizadas e as saídas encontradas para atender aos pedidos de abertura de novas unidades descentralizadas da Embrapa. Estes foram alguns dos anúncios feitos pelo pelo Diretor-Presidente Clayton Campanhola, nesta terça-feira, 27,  durante o segundo dia da Reunião de Chefes de Unidades Centrais e Descentralizadas, que acontece no Hotel San Marco, em Brasília. Em clima de comemoração pelos 31 anos da Embrapa, o presidente da Conab, Luís Carlos Guedes Pinto, prestigiou a reunião e lembrou o cenário político e as pessoas que, como ele, participaram do início da história da Empresa.

Campanhola anunciou que está em estudo a instalação de uma versão do Labex na Holanda. O diretor espera que até início do próximo ano a empresa tenha ampliada sua base de ação na Europa. Além da instalação do novo laboratório, a Diretoria está otimizando a ação dos laboratórios virtuais dos Estados Unidos e da França. Para tanto, a recomendação aos coordenadores dos laboratórios é que atuem fortemente na formação de redes e na promoção de cursos de curta duração de modo a dar acesso a um maior número de pesquisadores à estrutura dos laboratórios.

Dentro da preocupação com a qualidade da gestão das unidades descentralizadas, que teve início com a inclusão da avaliação de perfil gerencial na seleção de chefes, o Diretor-Presidente ressaltou a importância do Programa de Apoio à Gestão das UDs. O programa deverá ter início junto a seis unidades- piloto e, em 2005, será estendido aos demais centros de pesquisa. Clayton fez questão de lembrar que não se trata de uma auditoria, "é um processo compartilhado que visa melhorar a eficiência e eficácia de cada centro".

O Diretor-Presidente disse ainda que a empresa recebeu mais de dez pedidos de criação de novos centros da Embrapa. Campanhola explicou que seria impossível atender essas demandas. A saída encontrada e que já está sendo colocada em prática no Maranhão é a estruturação de unidades mistas de pesquisa, a exemplo do que acontece em  Montpellier, na França.

Já Luís Carlos Guedes rendeu homenagens à primeira Diretoria da Embrapa, ressaltando a dedicação do ministro da Agricultura Luiz Fernando Silva e Lima pela criação da Empresa. Disse, ainda, que à frente da Conab tem atuado no sentido de aproximar a companhia da Embrapa, que já as áreas são complementares.

Valéria Costa MTb 1533/59/32SP Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (68) 448-4015 - valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/