01/04/04 |

Embrapa recupera áreas degradadas em aeroporto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV desta semana vai ao ar dia 23 de abril, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), e traz alternativas para a recuperação de áreas degradadas em aeroportos. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com a Embrapa Solos, (Rio de Janeiro, RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os trabalhos de construção ou ampliação de aeroportos envolvem uma expressiva movimentação de terra, podendo gerar impactos negativos na estrutura do solo, na fauna, na flora e nos recursos hídricos do local, além de provocar sérios desequilíbrios ambientais.

A Embrapa Solos vem desenvolvendo projetos, em conjunto com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - Infraero, que buscam recuperar essas áreas degradadas. As pesquisas da Embrapa têm gerado novas técnicas de recuperação de áreas degradas pela erosão, tendo como primeiro exemplo duas áreas do Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O trabalho realizado pela Embrapa Solos lança mão de alternativas ecológicas e econômicas, como o uso do lodo de esgoto como fonte de matéria orgânica para a adubação das plantas usadas para a revegetação do local.

A intervenção da Embrapa modificou o relevo, a rede de drenagem, as propriedades do solo e a biodiversidade local, o que contribuiu para a enorme mudança visual da área. Outro efeito positivo foi a diminuição do número de urubus circulando pelo terreno do aeroporto.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações: Carlos Dias (20.395 MTb RJ) Embrapa Solos Contatos: (21) 2274-4999 R-278 - carlos@cnps.embrapa.br

Jorge Macau (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4590 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/