01/04/04 |

Certificação de carne bovina em reprise

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV desta semana, dia 09 de abril, sexta-feira, das 9h às 10 h da manhã (horário de Brasília), vai reprisar o programa Rastreamento e certificação da carne bovina, que obteve bons índices de audiência quando foi exibido pela primeira vez, em agosto do ano passado. O tema figura entre aqueles de maior importância para a pecuária brasileira, na atualidade.

O programa tem a produção da Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília – DF, em parceria com a Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande - MS, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os mercados europeu e asiático exigem informações detalhadas sobre procedência, manejo nutricional, sanitário e genético da carne bovina. Para garantir qualidade alimentar aos seus consumidores, o Brasil necessita adotar medidas de rastreamento do seu rebanho e certificação da qualidade de seus produtos.

No programa, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires e o médico-veterinário Virgílio Cançado Ferreira, especialistas no assunto, apresentaram as diferentes formas de identificação de bovinos, gerenciamento do rebanho e utilização dessas informações para atender à política governamental, como o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV), visando ao mercado interno e, principalmente, ao externo.

Mais de vinte telespectadores participaram por telefone, buscando informações sobre o assunto apresentado - o que é considerado um número expressivo para a estrutura do programa. Os convidados responderam perguntas, como: quais as diferenças técnicas de rastreamento existentes e como é feita a identificação eletrônica em áreas como o Pantanal, onde a mão-de-obra é precária.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

Como o Dia de Campo na TV da semana é uma reprise, os telespectadores não poderão participar por telefone. As novas dúvidas do público, entretanto, podem ser enviadas para endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br e serão repassadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão da Unidade de pesquisa da Embrapa responsável pela tecnologia.

Mais informações: Gisele Rosso - DRT 3091/PR Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142 e 368-2023 - girosso@cnpgc.embrapa.br

Jorge Macau - 978/04/98/MA Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/