01/04/04 |

Na Páscoa, Embrapa e Amazônia dão a receita

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  A biodiversidade da Amazônia vem despertando curiosidade na mesa do povo brasileiro. Às vésperas da Páscoa, ovos de chocolate recheados com bombons de cupuaçu (fruto da família do cacau), açaí e castanha-do-brasil figuram entre os mais desejados na região amazônica, onde a população já se habituou ao sabor tropical dessas frutas. Com textura e formato bem diferentes das já tradicionais utilizadas na culinária do restante do país, como uvas passas e outras frutas cristalizadas, as frutas nativas da Amazônia são ricas em vitaminas e sais minerais, sendo que cada uma tem peculiaridades que cativam consumidores.

A castanha-do-brasil, por exemplo, é fonte de selênio, mineral antioxidante que bloqueia os radicais livres. O cupuaçu, que tem vitamina C, fósforo e potássio, geralmente é utilizado de duas formas: com a polpa coberta por calda de chocolate ou através de uma técnica desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), e patenteada pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, denominada cupulate: produto obtido com a transformação das amêndoas de cupuaçu, com sabor, textura, odor e aparência semelhantes aos do chocolate.

O cupulate pode ser processado em pó, tabletes meio amargo, ao leite e branco. O produto pode ter todas as aplicações que o chocolate tradicional possui. Além do sabor, o cupuaçu gera empregos e divisas. Em Rondônia, de acordo com o pesquisador da área de Fruticultura Tropical da Unidade da Embrapa no Estado, George Duarte Ribeiro, o beneficiamento da fruta ainda é feito por poucas agroindústrias. O projeto "Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca)" é responsável pela reunião de 500 famílias de pequenos agricultores na divisa entre Rondônia e Acre em torno da cultura. São cultivados 1,5 mil hectares do consórcio castanha, pupunha e cupuaçu para beneficiamento em usina. A produção é exportada para Bahia, São Paulo e Minas Gerais.

Com tantas delícias em uma época propícia para o consumo, o único cuidado que deve ser tomado é com a balança. Cem gramas de castanha-do-brasil, por exemplo, têm um valor energético de 751 calorias. Mas nada que impeça que você se renda – pelo menos no domingo de Páscoa – ao sabor da Amazônia. Abaixo, conheça algumas receitas* preparadas com a polpa de cupuaçu. Mais informações sobre como obter o produto e o cupulate podem ser obtidas junto à Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (91-299-4500) ou no Projeto Reca, localizado no município de Nova Califórnia (RO): (69) 253-1007 ou 253-1046.

Bombons de cupuaçu Ingredientes - doce de cupuaçu, massa de brigadeiro e chocolate Modo de fazer - fazer o doce de cupuaçu (veja como logo depois dessa receita). Preparar uma massa de brigadeiro e envolver o cupuaçu. Deixe descansar até desmanchar o chocolate para cobertura e banhar os bombons. Levar à geladeira para endurecer.

Doce de cupuaçu Ingredientes - 500 g de massa de cupuaçu, 1 kg de açúcar. Modo de fazer - colocar a massa numa panela com água e deixar aquecer um pouco. Coar e misturar o açúcar com a massa. Deixar cozinhar em fogo brando, sempre mexendo, até dourar.

Bombons de castanha-do-brasil com cupuaçu Ingredientes - 1 pacote de doce de cupuaçu (massa), 250 g de castanha-do-brasil, 150 g de açúcar refinado, 1 vidro de vinagre branco, 1 lata de leite condensado, 4 colheres de chocolate, 1 vidro pequeno de mel de abelha e 50 g de manteiga. Modo de fazer - amassar o doce com o garfo e colocar a castanha ralada, misturando bem com as mãos até obter o ponto de enrolar. Abrir a massa, na palma da mão, acrescentar um pedaço de castanha torrada e enrolar.

Primeira cobertura Ingredientes - 1 xícara de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Modo de fazer - levar os ingredientes ao fogo até obter o ponto de caramelo. Acrescentar à calda os bombons, com o auxílio de um palito.

Segunda cobertura Ingredientes - 1 xícara de leite (condensado, em pó ou leite de vaca), 2 xícaras de açúcar, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, ½ xícara (chá) de mel de abelha, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Modo de fazer - misturar bem os ingredientes e levar ao fogo brando até obter o ponto. Retirar do fogo e bater bastante. Voltar ao fogo para derreter, cobrindo os bombons.

Chocolate de cupuaçu Ingredientes - sementes de cupuaçu, 500 g de açúcar, 500 g de cupuaçu em pó (cupulate) e 500 g de farinha de trigo. Modo de fazer - secar e torrar as sementes. Retirar a película e moer o restante. Após ser bem trituradas, confeccionam-se os "pães", que devem ser expostos ao sol de um dia para o outro. No dia seguinte, os "pães" são passados em peneira e depois socados. Retirar a massa e enrolar num pano bem apertado, extraindo a gordura. Em seguida, misturar o açúcar, o pó e o trigo, homogeneizando a mistura.

*Fonte: "Delícias do cupuaçu" - Publicação do Serviço de Extensão Rural do Estado do Amazonas

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Amazônia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/