01/04/04 |

Embrapa participa da 38a. Festa da Uva de Louveira em São Paulo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  Para demonstrar suas novas variedades de uva sem sementes, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento participará da 38a Festa da Uva de Louveira, que acontece no período de 16/04 a 2/05 (somente nos finais de semana), com um estande montado pelo seu Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia. As variedades de uva BRS Clara, BRS Linda e BRS Morena são resultado de sete anos de pesquisa de laboratório e campo realizadas pela Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves (RS) .

A BRS Clara é uma uva vigorosa e fértil, nascida das qualidades de duas outras uvas que deram a ela sabor suave e agradável (moscatel), tem um tom verde-amarelado e polpa crocante. A BRS Linda, também surgida de cruzamento, é bem esverdeada, tem fertilidade alta e baixo nível de açúcar, o que faz dela uma uva light e diet. Pode produzir o equivalente a 47 toneladas por hectare. BRS Morena tem ótimo sabor, polpa firme e crocante. É uma cultivar precoce, com alta fertilidade (produz dois cachos por ramo de tamanho médio a grande) e tem uma produtividade que gira em torno de 25 toneladas por hectare.

Adaptadas ao cultivo em regiões tropicais, são recomendadas para plantio no noroeste de São Paulo, norte de Minas Gerais e no Vale do Submédio do São Francisco. Foram desenvolvidas através de melhoramento genético tradicional, portanto, sem a utilização de técnicas de transgenia.

A adoção das leis de patentes e de proteção de cultivares faz com que o trio de uvas BRS Clara, BRS Linda e BRS Morena tenham seu espaço garantido nos mercados brasileiro e mundial.

O material de propagação - as chamadas "gemas" - das três cultivares estão disponíveis para venda imediata no valor de R$ 2,20 a unidade. Os viticultores interessados em realizar a enxertia a partir de julho, podem reservar suas gemas no estande da Embrapa na Festa da Uva ou através do site htpp\\ www.campinas.snt.embrapa.br

Os pesquisadores advertem que as gemas são isentas de viroses, sendo recomendada a enxertia das novas cultivares em porta-enxertos com origem conhecida e com garantia de sanidade. O produtor deve ficar atento a estes pré-requisitos, pois, sem eles, a Embrapa não garante a produtividade nem a longevidade das plantas.

Para outras informações, entre em contato com a Embrapa Transferência de Tecnologia/Escritório de Negócios de Campinas Av. Anchieta, 173 – salas 41 e 42 - Centro - Cep 13015-100 - Campinas, SP - Fax: (19) 3232.1707 sac@campinas.snt.embrapa.br .

Vera Scholze Borges - RP 72462 Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Campinas Contatos: (19) 3232-1955 - vera@campinas.snt.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Uva 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/