01/04/04 |

Nova chefia da Embrapa Hortaliças busca parcerias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ampliar as parcerias com os diversos setores da pesquisa e da agricultura. Essa é uma das prioridades da nova diretoria da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, empossada no último dia 31 de março. "Queremos aumentar nossa agenda de trabalho e necessitamos expandir nossas atividades para novos territórios em adição aos já cobertos" afirmou o chefe-geral da Unidade, José Amauri Buso.

Entre as alianças propostas estão universidades, instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, outras Unidades da Embrapa, empresas de extensão rural, associações e cooperativas de produtores e movimentos sociais. O pesquisador José Amauri Buso ressaltou a necessidade da formação de novos arranjos institucionais para promover o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio de hortaliças no País.

Ele também apresentou os demais integrantes do comando da Unidade: os pesquisadores Waldir Marouelli, na Chefia-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Gilmar Henz, na Chefia-Adjunta de Comunicação, Negócios e Apoio, e Osmar Carrijo, na Chefia-Adjunta de Administração.

A cerimônia contou com as presenças dos diretores-executivos da Embrapa Mariza Barbosa, representando o diretor-presidente da Empresa, Clayton Campanhola, e Herbert Cavalcante. Também compareceram chefes-gerais e representantes de todas as Unidades centrais e descentralizadas da Embrapa no Distrito Federal.

O objetivo de abrir as portas da Embrapa Hortaliças para a sociedade ficou evidenciado com a lista de convidados presentes. Além de representantes antigos parceiros, como a Emater-DF, a Sociedade Brasileira de Olericultura (SOB), e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), prestigiaram a solenidade integrantes de universidades, do Sebrae, do CNPq e representantes movimentos sociais e de produtores.

Também compareceram autoridades como os deputados federais Francisco Gonçalves (PTB-MG) e Welington Fagundes (PL/MT) e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rodrigo Rollemberg.

Projetos - Além de ampliar parcerias, a nova direção da Embrapa Hortaliças pretende ainda dar prioridade ao atendimento de demandas de diferentes públicos. O objetivo é ampliar a produção de informações técnicas voltadas a estudantes, agrônomos, produtores e à comunidade em geral.

Segundo José Amauri Buso, a nova chefia também pretende reforçar as equipes de pesquisa, com a criação de núcleos temáticos interdiciplinares, como, por exemplo, em agroecologia e agricultura urbana.

Marcos Esteves - Jornalista Embrapa Hortaliças Contatos: (61) 385-9109 - mesteves@cnph.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/