01/04/04 |

Minifábricas de castanha de caju geram emprego e renda no Nordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Três minifábricas de beneficiamento de castanha de caju utilizando  tecnologia desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serão inauguradas em Icapuí, Pacajus e Chorozinho (Ceará). As solenidades irão ocorrer na próxima quinta-feira (dia 15) no assentamento José Lourenço, em Chorozinho, às 10h, e na Associação Comunitária de Redonda, em Icapuí, às 16h30min.

A ação faz parte do projeto de implantação e revitalização de minifábricas de beneficiamento de castanha de caju na região Nordeste da Fundação Banco do Brasil (FBB). Estarão presentes o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Antonio de Sousa Leite, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Régis Dias, três vice-presidentes do Banco do Brasil e representantes da Telemar e do Sebrae, também parceiros no projeto.

O objetivo das minifábricas de beneficiamento é criar oportunidades para aumentar a renda do pequeno produtor de caju. O investimento chega a R$ 40 mil em cada unidade e serão gerados mais de 280 empregos diretos e indiretos nos três municípios. Em todo o Estado, são quase 3 mil postos de trabalho. No Ceará, aproximadamente 30 minifábricas estão em funcionamento, empregando quase três mil pessoas. Até o final de 2004, mais 16 unidades devem ser implantadas e/ou revitalizadas dentro do projeto da FBB.

Em todo o Nordeste, 200 mil toneladas de castanha são processadas em 12 grandes fábricas que operam com processo mecanizado de corte. No Brasil, 50 mil pessoas estão empregadas no setor da cajucultura. A amêndoa é a terceira noz mais comercializada no mercado internacional. Os Estados Unidos absorvem cerca de 90% do consumo de amêndoa.

Desde o início do desenvolvimento do Modelo, a Embrapa Agroindústria Tropical participou diretamente da implantação de cerca de 60 minifábricas nos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia.

Tecnologia - A tecnologia de baixo custo desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical possibilita a inserção de pequenos produtores, associações comunitárias e cooperativas rurais no mercado, com a oferta de um produto de melhor qualidade. O índice de castanhas inteiras alcança 85% nas minifábricas, contra 55% do corte mecanizado das indústrias tradicionais. O projeto de minifábricas de castanha de caju da Embrapa Agroindústria Tropical já recebeu o Troféu de Excelência em Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil em 2001.

Equipamentos - Os equipamentos garantem alta produtividade e qualidade da amêndoa produzida e a Embrapa capacita técnicos para monitorar o funcionamento das minifábricas, concorrendo para que as associações comunitárias e cooperativas rurais possam gerar seus próprios recursos e disputar lugar no mercado.

Estrutura básica da minifábrica 01. Calibrador ou classificador de castanha  seleciona as castanhas por tamanho; 02. Sistema de Cozimento  caldeira com geração de vapor que facilita o desprendimento da amêndoa da casca; 03. Máquina de corte manual  separa a amêndoa da casca através do corte manual com lâmina; 04. Estufa automatizada com controle digital  facilita a de liberação da película da amêndoa por choque térmico; 05. Umidificador - complementar à estufa; 06. Despeliculagem  retirada da película da amêndoa por atrito em tela galvanizada (de 80% a 90% da amêndoas já saem limpas nessa etapa); 07. Despeliculagem manual  para a limpeza das amêndoas restantes (de 10% a 20%) 08. Mesa de seleção e classificação; 09. Enchimento para acondimento em embalagens adequadas; 10. Recravação e injeção de inertizantes (lacre e aplicação do vácuo).

Serviço Evento: Inauguração de minifábricas de castanha de caju Data: 15/04/2004 Programação: 10h  Assentamento Zé Lourenço, BR 116 km 68 (Chorozinho) 16h30min  Associação Comunitária de Redonda (Icapuí)

Teresa Barroso -DRT 812CE JP Embrapa Agroindústria Tropical Contatos: (85) 299-1907 - teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/