01/05/04 |

Embrapa promove curso gratuito sobre o cultivo de fruteiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Pará já assumiu o posto de maior produtor nacional de banana entre os anos de 1998 e 2000, estando hoje em terceiro lugar no ranking de produção, atrás dos Estados de São Paulo e da Bahia. A produção estadual, que é de 697 mil toneladas em 64.027 hectares, fica concentrada nas regiões do sudeste e sudoeste do Pará. Mas as limitações para o desenvolvimento dessa cultura são muitas, como o baixo nível tecnológico da região, a falta de assistência técnica no manejo cultural e na organização de produtores, além dos inúmeros problemas fitossanitários.

A produção estadual dessa fruteira, que movimenta cerca de 280 milhões de reais no mercado local de frutas, tem destaque nos municípios de São Félix do Xingu e São Geraldo do Araguaia, que têm produção de 135 mil toneladas em 15 mil hectares e 50 mil toneladas em 3.375 hectares, respectivamente. O principal entrave no aumento da produtividade dos plantios está na incidência das doenças Mal do Panamá, Mal da Sigatoka Amarela e, mais recentemente, a entrada do Mal da Sigatoka Negra no Pará.

A Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária , vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Banco da Amazônia, vai promover, gratuitamente, nos dias 12 e 13 de maio, em Castanhal, o curso "Técnicas de cultivo de fruteiras: banana e cupuaçu", destinado a agricultores familiares, produtores rurais e técnicos agrícolas. O técnico da instituição, Antônio José Elias Amorim de Menezes, engenheiro agrônomo, responsável pela criação de novas linhagens de banana mais produtivas e resistentes a doenças, será o palestrante do curso.

Antônio Menezes enfatiza que a Embrapa tem um papel muito importante no desenvolvimento ou adaptação de novas variedades de frutas às condições climáticas locais, citando as variedades "Caipira", "Thaep Maeo", "Pacovan Ken" e "PV 0376". Estas têm resistência às doenças mais comuns.

Mas as pesquisas não param por aí. O pesquisador afirma que estão surgindo outras novas variedades, que em breve serão testadas pela Embrapa, como é o caso dos tipos "Tropical", "Preciosa" e "Maravilha".

Preferência nacional - Apesar de possuir origem asiática, a banana é considerada umas das maiores representantes da fruticultura brasileira. Cresce em solos de todo o território nacional, frutifica em grande quantidade e durante o ano inteiro. É de fácil produção e fácil consumo. Está entre as frutas mais consumidas pelos brasileiros, chegando a 20 quilos por ano.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial da fruta - cerca de 7 milhões de toneladas em 527 mil hectares -, perdendo apenas para a Índia e para o Equador. Porém, o País só exporta 1% de toda sua produção nacional, para a Argentina e para o Uruguai.

Serviço: As inscrições no Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Agronegócio "Técnicas de cultivo de fruteiras: banana e cupuaçu" podem ser feitas no Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Região Bragantina, na Rodovia BR 316, Km 63, Castanhal-PA. Telefone: (91) 3721-5005. Fax: (91) 3721-1196. E-mail: embrapa@eafc-pa.gov.br

Ana Laura Lima - DRT-PA 1268 Embrapa Amazônia Oriental Contatos: (92) 299-4691 - ranalaura@cpatu.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/