01/05/04 |

Integração lavoura-pecuária traz benefícios a produtores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A integração lavoura-pecuária é o tema do dia de campo realizado no dia 12 de maio, às 8h30, na Fazenda Ouro Verde, localizada no município de Itaberaí, a 90 Km de Goiânia. O dia de campo foi uma promovido pela Fazenda Ouro Verde, em conjunto com a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) e Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Teve como objetivo de mostrar tecnologias que poderão ser aplicadas em propriedades rurais, de acordo com o perfil geo-econômico de cada região e da capacidade de investimento do agropecuarista.

Os produtores, técnicos e pesquisadores que comparecerem ao evento puderam saber detalhes sobre as várias possibilidades de integração lavoura-pecuária, a partir de consórcio, sucessão anual e rotação entre culturas e forrageiras, levando-se em conta áreas corrigidas ou não. É de conhecimento público que a integração lavoura-pecuária, quando feita de forma programada, traz maior sustentabilidade à exploração da propriedade, uma vez que ambas atividades beneficiam melhor o solo e agilizam a produção de grãos e carne, além de auxiliar na redução de custos.

Os pesquisadores abordaram, na ocasião, o desempenho de pastagens renovadas, a utilização de sistemas de integração lavoura-pecuária adaptada para a Fazenda Ouro Verde, terminação de bovinos em confinamento, importância da genética animal para o sistema de integração lavoura-pecuária, entre outros temas. Mercado - Um dos destaques do dia de campo foi a apresentação das perspectivas mercadológicas da pecuária brasileira.

O Brasil produziu aproximadamente 7,34 milhões de toneladas de carne bovina em 2003, contra 7,1 milhões/t em 2002. Os indicadores de produtividade neste ano melhoraram mas ainda estão longe do ideal.

Os desafios da pecuária brasileira, atividade que movimenta R$ 55 bilhões por ano, são proporcionais ao seu tamanho. O mercado externo é promissor. Entretanto, o País precisa produzir com qualidade para aproveitar as oportunidades, conquistando cada vez mais clientes externos e valorizando o trabalho dos criadores.

A pecuária representa 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB), emprega 20 milhões de pessoas em toda a cadeia e os 178 milhões de bovinos ocupam 76% dos 330 milhões de hectares disponíveis para produção agropecuária. (62) 533-2205 - na Embrapa Arroz e Feijão, falar com Maria Auxiliadora

Hélio Magalhães - Reg. 4911 MTb/MG Embrapa Arroz e Feijão Contatos: (62) 533-2108 - helio@cnpaf.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/